Valec e UFRB lançam livro com os resultados do estudo dos fósseis na área da FIOL

Além dos benefícios inerentes ao transporte ferroviário, como o desenvolvimento das regiões produtoras e a redução dos acidentes nas estradas, a construção da FIOL (Ferrovia de Integração Oeste-Leste) também estimula a produção científica, como no caso do estudo paleontológico na área de influência da ferrovia. Durante a construção, muitos fósseis foram encontrados e removidos dos locais de obra para análise e preservação desse patrimônio.

O trabalho foi desenvolvido por meio de um Termo de Cooperação com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) durante as prospecções realizadas em campo nos anos de 2014 e 2015. O resgate do material fóssil previamente detectado e a prospecção por novos sítios de estudo ao longo do percurso da FIOL rendeu um livro intitulado “Projeto FIOL: salvamento paleontológico. Uma ponte entre a universidade e a sociedade” que apresenta todos os resultados da pesquisa, em formato bilíngue.

O livro é considerado inovador na área da paleontologia por apresentar de forma didática a análise dos fósseis na área de influência da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL).Matéria completa, no link abaixo:

http://www.valec.gov.br/noticias/Noticia050717