Por Yuri Barreto – Comunicação FBF, 07 de Jan 2017 – 18h02

 fbf1

 

Durante os últimos três dias, mais um grupo de árbitros e assistentes suou a camisa em preparação para as competições da temporada 2017 do futebol baiano e brasileiro. A Segunda Turma da XIII Pré-temporada dos Árbitros de Futebol da Bahia realizou suas atividades entre a última quinta-feira (5) e este sábado (7).

Foram horas de muito trabalho. Tudo para que os profissionais de arbitragem cheguem às partidas com pleno domínio das regras do jogo, condicionamento físico, bom posicionamento em campo, firmeza nas decisões e, acima de tudo, imparcialidade e entusiasmo para atuarem nas competições.

fbf2

 

As atividades foram iniciadas com avaliações teóricas e palestras na manhã de quinta-feira (5). No mesmo dia, à tarde, a turma passou por avaliações físicas, o conhecido FIFA TEST. O resultado de ambos os testes foi excelente, com cerca de 95% de aprovação.

Já na sexta-feira (6), os 50 árbitros e assistentes voltaram ao auditório da Federação Bahiana de Futebol (FBF) pela manhã. Lá foram instruídos sobre o treinamento FIFA Futuro III.

fbf3

 

Em seguida, assistiram ao Vídeo Test, com lances de impedimento com correção. Já à tarde, todos encerraram o segundo dia com o treinamento prático no Barradão.

fbf4

 

Já neste sábado (7), terceiro e último dia, a segunda turma assistiu às palestras “Atividades Teóricas e Como Planejar seu Treinamento Físico FIFA TEST Regra 12 com Correção” e “A preparação Psicológica do Árbitro de Futebol”, esta última ministrada pelo psicanalista e monitor no Programa de Análise do Comportamento da Faculdade Ruy Barbosa, Leonardo Soares Beijo. O encerramento dos trabalhos foi realizado pelo presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues.

fbf5

 

A lista de palestrantes e assessores da segunda turma contou, ainda, com Antônio Pereira da Silva, instrutor FIFA Futuro III; Paulo Camelo, Instrutor FIFA Futuro III; Vidal Cordeiro, presidente da Ceaf-BA; Wilson Paim, presidente de honra da Ceaf-BA; Kleber Moradillo, Instrutor FIFA Futuro III e membro da Ceaf-BA; Tânia Regina, Instrutora FIFA Futuro III e membro da Ceaf-BA; Paulo Celso Bandeira, membro da Ceaf-BA; Carlos Alberto Vila Nova, Instrutor Técnico RAP FIFA e membro da Ceaf-BA; Ademilton Carigé, assessor de arbitragem; e Jorge Augusto dos Santos, diretor de arbitragem da Federação Bahiana de Atletismo e Professor de Ed. Física.

Confira as galerias de fotos da Segunda Turma:

Primeiro Dia

Segundo Dia

Terceiro Dia

FOTOS: FRANCISCO GALVÃO / FBF