Mercado de Artesanato de Ilhéus completa 14 anos e planeja atrair novos consumidores
Nesta sexta-feira, 27, o prefeito Jabes Ribeiro foi homenageado pelos comerciantes do Mercado pelos serviços prestados ao funcionamento do equipamento turístico.

Café da manhã no Mercado de Artesanato lembrou a consolidação daquele espaço.-foto Gidelzo Silva Secom Ilhéus
Um dos pontos preferidos dos turistas que visitam a cidade, o Mercado de Artesanato de Ilhéus, localizado à Rua Ministro José Cândido, no centro, completou 14 anos e passa por um processo de requalificação. A Associação dos Comerciantes do Mercado de Artesanato – que abriga 85 lojas – homenageou o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, durante um café da manhã, realizado hoje, pela construção do Mercado e pela contribuição ao processo de modernização do espaço.
Fundado em março de 2001, durante a última administração do prefeito Jabes Ribeiro, através de uma parceria com o Governo do Estado, o mercado se consolidou, nestes 14 anos, como atrativo turístico. Nos últimos meses, com intermédio da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Sedic), foi iniciado um trabalho para atrair consumidores nativos.
Desde o início deste semestre, a Sedic realiza trabalho de recadastramento e legalização dos comerciantes do Mercado. Segundo o titular da pasta, Roberto Garcia, essas iniciativas buscam integrar os pequenos empresários às novas práticas comerciais, além de oferecer respaldo legal para contratação de pessoal e recolhimento de impostos.
De acordo com a presidente da associação, Valdelenita Espinheira, uma das demandas apresentadas pelos comerciantes é a remoção dos banheiros, localizados no meio do corredor principal, fato que afasta compradores das lojas próximas. Durante o evento, o prefeito Jabes Ribeiro autorizou a realização do trabalho que, segundo o vice, Carlos Machado (Cacá), passará a integrar os esforços da operação Ilhéus em Ação no Natal, como forma de ampliar o conforto e atrair mais consumidores.
- artez