Alerta de chuva intensa em Minas Gerais e São Paulo
As cidades de Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais, estão sob alerta de ‘grande perigo’ devido à previsão de chuvas intensas. As regiões podem registrar volumes superiores a 60 mm por hora e 100 mm por dia, elevando o risco de deslizamentos e inundações.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para a faixa leste e litoral paulista, onde a previsão é de chuvas com intensidade moderada a forte. Na capital paulista, a temperatura deve variar entre 18 °C e 22 °C, com expectativa de chuvas acumuladas de até 120 mm em municípios da costa.
Cerca de 300 municípios mineiros estão em áreas de risco, o que levanta preocupações sobre possíveis enxurradas e deslizamentos. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) classificou como alto o risco de deslizamentos de terra nas regiões de São José dos Campos e entre Peruíbe e Caraguatatuba.
Este alerta ocorre três semanas após uma tragédia que resultou em 70 mortos na Zona da Mata de Minas Gerais, reforçando a necessidade de monitoramento constante das condições climáticas. As autoridades locais estão em estado de alerta, preparando-se para possíveis evacuações e intervenções de emergência.
Os ventos também devem ser intensos, com velocidades variando entre 60 e 100 km/h, o que pode agravar ainda mais a situação nas áreas afetadas. As previsões indicam que a chuva deve persistir nas próximas horas, exigindo atenção redobrada da população e das autoridades.
Detalhes permanecem não confirmados, mas as recomendações são para que os moradores evitem áreas de risco e sigam as orientações das autoridades locais.




