Um alerta laranja foi emitido para quase todo o Rio Grande do Sul, com previsão de chuvas intensas e possibilidade de granizo. O alerta é válido entre a madrugada de sexta-feira (1º) e o meio-dia de sábado (2).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê rajadas de vento de até 100 km/h e chuvas variando entre 50 a 100 milímetros por dia. Em Porto Alegre, são esperados acumulados em torno de 80 milímetros.
A Defesa Civil de Porto Alegre também emitiu um alerta, destacando que as precipitações podem vir acompanhadas de descargas elétricas e rajadas que podem superar 60 km/h.
A condição é resultado da passagem de uma nova frente fria sobre o Estado. Há expectativa de queda de granizo em todo o território gaúcho.
Os meteorologistas alertam para a necessidade de atenção redobrada, especialmente em áreas vulneráveis a alagamentos. A população deve se preparar para possíveis interrupções nos serviços públicos e na circulação.




