A parceria firmada entre a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. e o Exército Brasileiro ganhou novo reforço na última semana. Entre os dias 22 e 24 de março, a estatal realizou visita de instrução à Corporação como parte do estágio de Capacitação em Obras Ferroviárias. A atividade foi solicitada pelo 2º Batalhão Ferroviário com o intuito de aprimorar o desempenho de Oficiais e Praças na coordenação e construção de ferrovias.

Os temas apresentados pelos técnicos da Valec fazem parte do cotidiano da equipe multidisciplinar que integra a empresa. Engenharia Ferroviária, Plano Básico Ambiental, Medição de serviços, Obras de Arte Especiais foram algumas das atividades abordadas. Os integrantes do Batalhão também tiveram a oportunidade de conhecer a Pedreira localizada no lote 7 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), próxima ao município de São Desidério, na Bahia. Dessa pedreira é extraída a brita que compõe o lastro onde os trilhos serão assentados (saiba mais: Fabricação própria de materiais barateia e agiliza a obra da ferrovia).

Parceria Valec e Exército – Em setembro de 2020, foi firmado termo de parceria entre a Valec e o Exército para a execução de 18 km do lote 6 da FIOL, próximo a Correntina/BA. A cerimônia de assinatura do convênio contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas (saiba mais: “Nosso compromisso é fazer obras com menos recursos e criatividade”, afirmou o presidente Bolsonaro em cerimônia na Fiol). Com a parceria, o Batalhão Ferroviário do Exército voltou a atuar em obras ferroviárias depois de mais de 20 anos.


Assessoria de Comunicação Social
Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.
 (61) 2029-6030
 ascom@valec.gov.br
 twitter.com/valec_ferrovias
 instagram.com/valec.oficial
 linkedin/valec-ferrovias
 facebook.com/valec.oficial/