A estruturação de projetos de alta precisão e a construção de ferrovias modernas e confiáveis dentro de critérios de engenharia e sustentabilidade são alguns dos principais desafios da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., todos eles sob o guarda-chuva da Diretoria de Engenharia (Diren) da empresa pública.

Atualmente, compete à Valec a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que ligará o interior da Bahia ao porto de Ilhéus. Antes disso, a empresa construiu 2.259 km da Ferrovia Norte-Sul, hoje toda subconcedida à iniciativa privada, estudou a viabilidade e projetou outros muitos quilômetros de potenciais ferrovias, como é o caso da Fico (Ferrovia de Integração do Centro-Oeste). Para a Fico, a Valec elaborou o projeto básico e obteve o licenciamento ambiental, o que permitirá sua construção por meio do investimento privado obtido com a antecipação das outorgas proposta pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra).

Há aproximadamente 100 dias, a Valec passou a ter uma nova administração, com metas arrojadas que começaram a ser cumpridas de imediato. Nesse período, a Diren aumentou o ritmo de construção da Fiol 2, promoveu a assinatura do Termo de Execução Descentralizada (TED) com o Exército para as obras de parte do lote 6 da ferrovia, desenvolveu aplicativo para a execução da inventariança da Fiol 1, parte integrante do processo de subconcessão desse trecho da ferrovia. Paralelamente, trabalhou na reorganização do setor, implementando maior rigor na análise dos contratos e no atendimento aos órgãos de controle. Nesse quesito, obteve conquistas importantes, como o atendimento pleno às demandas do IBAMA para a Licença de Instalação da Fico, bem como a aprovação pelo TCU dos projetos desse importante empreendimento.

No campo da inovação, foi desenvolvido o Sistema de Gestão de Informações da Diren (SIDE Valec), integrando informações de Meio Ambiente, Desapropriação, Obras e Projetos. Para o diretor de Engenharia, Washington Lüke, “o desenvolvimento do SIDE em tão pouco tempo é um reflexo do novo momento que vivemos na empresa. Estamos motivados, pois sabemos aonde e como devemos chegar”, declarou. Lüke, que é representante da ISO para assuntos do BIM (Building Information Modeling) no Brasil, está promovendo, juntamente com sua equipe de Projetos, tratativas com o SENAI para Acordo de Cooperação para implementação do BIM na Valec. “Somos uma empresa pública com alta capacitação técnica e aprendemos a desenvolver inovações e soluções tecnológicas de alto nível a custos baixos ou inexistentes”, finalizou o diretor.

Nesse período de 100 dias, uma entrega importante para a sociedade foi a doação do Horto Florestal e criação do Parque Municipal Arara Azul, no município de Imperatriz (MA), localizado no Tramo Norte da Ferrovia Norte Sul (FNS), subconcedido à empresa FNS S.A. São 31,8704 ha de área, margeando o pátio ferroviário pertencente à Valec. A doação, além de ser pautada por interesses sociais, poupará a Valec dos trabalhos, custos administrativos e manutenção do terreno, uma vez que não existem planos futuros de utilização da área. Isso representa economia aos cofres públicos. O parque será utilizado como local de lazer para a população local e visitantes.

Evento 100 dias de Gestão 
O evento oficial de 100 dias de Gestão da atual Diretoria Executiva da Valec acontecerá na próxima semana, no auditório da empresa, e será transmitido ao vivo nas plataformas online. A divulgação será feita nas redes sociais da Valec.

Veja mais, clique nos links abaixo:

Aqui e aqui


Assessoria de Comunicação Social
Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.
 (61) 2029-6297
 ascom@valec.gov.br
 twitter.com/valec_ferrovias
 instagram.com/valec.oficial
 linkedin/valec-ferrovias