Praia do Marco – RN

Comissão afirma que Brasil foi descoberto no RN, e não na BA

A notícia está na Folha de São Paulo de hoje (9/8/18) e a fonte é uma comissão formada pelo Instituto Histórico Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN). Segundo a pesquisadora potiguar Tânia Maria Teixeira, autora do livro “Arraial do Marco: Nosso Porto Seguro”, foi nas areias da Praia do Marco (São Miguel do Gostoso, 130 km de Natal) que os portugueses fincaram, em 1501, o primeiro marco de pedra para atestar a posse das terras recém-descobertas.

Entre os argumentos que favorecem esta tese está a menor distância do RN em relação às ilhas de Cabo Verde, ponto de partida das esquadras portuguesas, e as condições das correntes marítimas e ventos. “O Rio Grande do Norte é a esquina do continente. É impossível sair de Portugal e chegar ao sul da Bahia. É como ir de São Paulo a Natal pela Cordilheira dos Andes. Não faz o menor sentido”, diz o historiador Antonio Luiz de Holanda, que nasceu em Natal e também integra o grupo.

Veja matéria completa em: https://www1.folha.uol.com.br/turismo/2018/08/praia-do-marco-no-rn-quer-entrar-na-rota-do-descobrimento-do-brasil.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsfolha