ESPAÇO-DO-LEITOR

Boa Tarde,

Caro Sarrafo, Gostaria que se possível publicar minha nota referente ao transporte coletivo de ilhéus.

Sabemos que a mobilidade urbana de ilhéus, não é das melhores, não temos opções de mobilidades, temos uma ponte para acesso a duas áreas distintas, caso tivéssemos projeto de mobilidade, poderíamos ter lanchas, para realizar essa travessia.

Porém meu questionamento não é sobre mobilidade em referência normativa mais sim sobre as empresas de ônibus, que operam em nossa cidade.

sabemos do aumento das passagens e infelizmente temos que aceitar, se existia uma clausula contratual que permitia mesma, temos que aceitar.

Porém podemos e devemos questionar quanto ao funcionamento destas frotas. Não é de hoje que a população ilheense sofre, com a falta de transporte coletivo.

As linhas onde esses ônibus circulam sempre estão cheias, com horários distorcidos, etc

ônibus sucateados e com diversos problemas.

No aumento das passagens foi firmado acordo, que as empresas deveriam apresentar 20 ônibus, munidos de ar condicionados, wifi e novos.

Parabenizo a empresa Viametro que dentro do prazo entregou seus 10 ônibus, wifi funcionando ( relatos de amigos que utilizaram Youtube, Netflix, etc), Ar condicionado e aparentemente novos, por outro lado, a empresa São miguel, demorou na entrega dos ônibus e quando esses ônibus chegaram, no primeiro dia já ocorreu falhas mecânicas, e pode ate parecer brincadeira, mais se existe no contrato que a empresa deve prestar o serviço de wifi, 24 horas por dia, todos os dias da semana, porém com os ônibus da empresa são miguel não existe essa conexão, o sistema não funciona, quando fui questionado sobre esse ponto ( sou Advogado), eu mesmo entrei em um dos ônibus, para poder verificar e realmente  o sistema de internet não funciona.

Os ônibus aparentemente “novos” não comportam a capacidade de passageiros, sendo que esses ônibus, tem a quantidade de cadeiras reduzidas,  cabendo mais pessoas em pé, então vem minha pergunta, somos Bois, Mercadorias,etc? para ficarmos amontoados dentro desses ônibus?

Creio que a prefeitura Municipal, falha na fiscalização desses ônibus, vimos o prefeito tirando fotos e tudo mais, porém a população que sabe da dificuldade que é viajar nestes coletivos.

Peço ao Srº prefeito que crie uma equipe que possa fiscalizar diariamente esses ônibus.

Existem cursos, sobre rastreamentos veiculares, seria muito importante se a prefeitura municipal tivesse funcionários, trabalhando neste monitoramento. Pois assim os horários seriam cumpridos.

Sem falar que o SIT, ate agora não confeccionou os cartões para os estudantes, tendo em vista que a meia passagem é defendida judicialmente.

Fica aqui minhas dicas e indignações, que nosso prefeito ou qualquer assessor, possa ler esta publicação e pense mais na população.

Grato

Juvenal Santos