Marisqueiras

Um projeto de extensão da Faculdade Madre Thaís (FMT), vai beneficiar as marisqueiras da zona norte da cidade de Ilhéus. A proposta para realizar orientações sobre “Direito Previdenciário e Trabalhista” foi pensada pelo curso de Serviço Social da Faculdade, mas se transformou numa ação interdisciplinar envolvendo os cursos de Biomedicina, Gastronomia e Farmácia.

As professoras Andreia Andrade Sauer, coordenadora do curso de Serviço Social e Ana Paula Adry, do Curso de Biomedicina ressaltam que “a extensão acadêmica é um conjunto de ações das instituições de ensino superior junto à comunidade, disponibilizando ao público externo o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos durante o processo de educação. A ideia está associada à crença de que o conhecimento gerado pela instituição deve necessariamente possuir intenções de transformar a realidade social, intervir em suas deficiências e não se limitando apenas à formação dos alunos regulares da instituição”.

Para a professora Andreia “a proximidade dos alunos com os problemas sociais é uma das formas de desenvolver o senso crítico sobre uma determinada realidade, possibilitando o cumprimento do exercício social. Para o Curso de Serviço Social articular as atividades em conjunto com outros cursos da Faculdade Madre Thais permitiu a interação dos discentes com as marisqueiras e com estudantes de outras áreas do conhecimento, de forma interdisciplinar, onde é possível o desdobramento de outras ações e projetos em prol desse grupo específico de mulheres a médio e longo prazo, por meio de atividades complementares ou de extensão.”