Fotos: Flavio Galine e Domingos Madureira

Fotos: Flavio Galine e Domingos Madureira

Um projeto experimental de profissionais que integram o Corpo de Salva-Vidas da Prefeitura de Ilhéus, vinculado a Secretaria de Administração (Sead), tem levado orientação sobre cuidados e salvamento no mar para grupos de banhistas e estudantes nas praias do sul. Capitaneada pelos salva-vidas Domingo Madureira e Wallace Lago, a iniciativa tem gerado resultados e, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), será ampliada às unidades escolares, a partir de 2017.

A iniciativa, que pode ser solicitada por escolas e associações, visa informar os índices de afogamento, medidas de prevenção, primeiro socorros e técnicas de salvamento aquático com pranchas, uma técnica utilizada por salva-vidas capacitados. O agendamento das palestras, que são realizadas na praia, pode ser feito pelo telefone 98872-9323.

No último domingo, dia 11, as informações foram passadas para mulheres que fazem parte do grupo de surf Crowd Feminino de Ilhéus. Para o chefe do Corpo de Salva-Vidas, Alexandre Mendonça, as orientações são importantes devido à expectativa de aumento considerável de banhistas que vão aproveitar as praias do município no próximo verão e se somam às atividades de conscientização já desenvolvidas pela corporação.

Para um dos idealizadores do projeto, Domingos Madureira, é importante conscientizar a comunidade para os riscos do banho de mar e “fazer esse tipo de trabalho nas escolas aumenta o alcance e contribui para a difusão do conhecimento”. Madureira destaca cuidados como não subestimar o mar, nadar sempre em área coberta por salva-vidas, atenção redobrada com as crianças, nadar longe de pedras e piers e evitar bebidas alcoólicas.

Secretaria de Comunicação Social – Secom. – Ilhéus, 14.12.16