Fotos: Mário Marques

Fotos: Mário Marques

            Conscientização do uso racional da água de forma lúdica. Dessa maneira a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), através do projeto Amigos da Água, mobiliza milhares de crianças na 29ª edição da Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro) 2016. 

Conforme destaca o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, o objetivo maior da ação é preparar as futuras gerações para a importância da água no planeta e como economizá-la. “E com esse intuito, foi elaborado um tabuleiro interativo, com trajetória numerada no qual as casas sugerem situações relativas ao bom uso da água,  de forma que possamos entreter as crianças e realmente conscientizá-las, sensibilizá-las”, explicou. O jogo é composto ainda por um gigante e um kit de “cédulas” com o qual as crianças brincam.

Com um sorriso no rosto, a estudante Marina Santos, 10 anos, descreve seu aprendizado. “Foi muito bom. Além de me divertir, aprendi que é preciso economizar a água para que não falte em nossa casa e nem no planeta”, destacou. De acordo com a coordenadora do projeto, Ruth Vieira, até está sexta-feira (2), mais de 2 mil crianças já visitaram o Espaço Kids. “E, posso assegurar, que saíram daqui com novos valores e conceitos”, avaliou. No Espaço Kids a criançada também assiste a uma peça teatral e ouvem explicações sobre o combate ao Zika Vírus pela árvore falante.

Homenagem 

Ainda na Fenagro, o titular da Sihs, Cássio Peixoto, foi homenageado pela Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária e pela Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia pelos serviços prestados ao longo dos 30 anos na vida pública.  

Durante esse período Peixoto teve a oportunidade de atuar em diversos órgãos ligados à agropecuária, contribuindo significativamente pelo desenvolvimento do setor  na Bahia. Trabalhou na Seagri, na Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia e na Bahia Pesca.

Enquanto dirigente dessas unidades,  participou ativamente de grandes conquistas como a criação da Adab, a exportação de manga e mamão papaya para o mercado internacional e a certificação internacional da Bahia como Zona Livre de Aftosa, entre outros importantes feitos que abriram as portas do mercado externo aos produtos de origem agropecuária da Bahia para o mundo. E em função de todo o seu empenho e esforço, as honrarias lhe foram concedidas. 

ASCOM SIHS  – 3115 – 6212 – Fotos: Mário Marques