cenoe11O mês de novembro é marcado em todo o mundo por campanhas de conscientização sobre a prevenção do diabetes e do câncer de próstata. Assim como acontece no caso do Outubro Rosa, em que edifícios ficam iluminados com cor de rosa, durante o Novembro Azul, monumento e edifícios são iluminados com a cor azul. “O círculo simboliza a vida, a saúde e a união. O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que representa também a união entre os países”, explica o oftalmologista Antônio Nogueira, diretor do Cenoe Hospital de Olhos, cuja fachada, na principal avenida de Ilhéus, está iluminada com a cor.

A Federação Internacional de Diabetes e Organização Mundial da Saúde considera o dia 14 de novembro como Dia Mundial do Diabetes, doença que já atinge mais de 400 milhões de pessoas no mundo, causando mais de 5 milhões de mortes anuais. Uma das complicações dessa enfermidade é a retinopatia diabética, causa mais comum de cegueira em pacientes entre 20 e 74 anos, de acordo com o retinólogo Luis Felipe Carneiro, do Cenoe. “Cuidados com alimentação e prática regular de exercícios físicos ainda são as melhores formas de prevenção ao diabetes, por isso mantemos um grupo aberto ao público com essa finalidade em Ilhéus”, revela Antônio Nogueira.

O Cenoe Saúde é um clube de corrida multidisciplinar gratuito formado por educador físico, fisioterapeuta e nutricionista voltado para o bem-estar. As atividades acontecem ao ar livre as segundas, quartas e sextas-feiras das 19h às 20h, na Avenida Soares Lopes, em frente ao Cenoe.  Para participar, basta comparecer à unidade do Cenoe em Ilhéus, munido de RG. As consultas com nutricionista e fisioterapeuta são previamente agendadas no local. Neste mês, o grupo veste azul para alertar a sociedade sobre a importância da prevenção.