O processo de organização inclui a regularização do uso do solo, a formalização dos vendedores em empreendedores individuais e a aquisição de barracas e banheiros químicos.

anigif 

Com o objetivo de qualificar um dos mais importantes espaços turísticos do município, a Secretaria de Indústria e Comércio (Sedic) iniciou uma série de ações com o objetivo de organizar e padronizar os pontos de venda de comidas e bebidas e o uso, de modo geral, da Praia do Cristo, no centro da cidade. O local é bastante freqüentado por moradores da área central, dos bairros Princesa Isabel e da Conquista, entre outros, e também por muitos turistas.

Conforme o titular da Sedic, Roberto Garcia, atuam na Praia do Cristo, cerca de 33 vendedores de bebidas e 22 de produtos alimentícios. Ele também ressalta que o espaço é também muito utilizado para a prática de esportes náuticos, como o stand up, remo, caiaque, iatismo, natação e Jet ski.

Garcia explica que o primeiro encontro com os comerciantes locais aconteceu, no último dia 21, na sede da Associação Comercial de Ilhéus (ACI). “A proposta inicial é separar os vendedores de bebidas daqueles que comercializam as comidas típicas. Para isso, deveremos criar dois espaços comerciais, o que, sem dúvida alguma, tornará aquela área bem mais organizada e agradável para comerciantes, consumidores, esportistas e a família de modo geral”, garante o secretário.

Parcerias – A Prefeitura de Ilhéus busca parcerias capazes de contribuir para a reestruturação do comércio na Praia do Cristo. “No âmbito interno, contamos com o apoio das secretarias municipais de Saúde (Sesau), Meio Ambiente e Urbanismo (Sema), de Serviços Urbanos (Secsub), de Infraestrutura, Transportes e Trânsito (Seintra), de Turismo e Esportes (Setur), entre outros. Mas contaremos ainda com a Associação Comercial e o Sebrae, que ficará responsável pela capacitação dos empreendedores”, afirma.

O secretário Roberto Garcia explica que vai trabalhar para a formalização dos vendedores em microempreendedores individuais, através do Balcão do Empreendedor, e salienta que a Sedic já iniciou negociações com uma empresa privada visando a aquisição de barracas padronizadas e banheiros químicos. “Também os incentivamos a se organizarem para a criação de uma associação, no sentido de coletivizar todas as ações em torno do bem público.

Permissões de Uso – No que tange à legalização do comércio de comidas e bebidas na Praia do Cristo, Roberto Garcia informa que o processo se dará por meio da concessão de permissões temporárias de uso do solo. “A ideia é que os comerciantes que usufruem daquela área assumam responsabilidades perante o Município, como, por exemplo, dar um tratamento correto à questão do lixo”, explica o titular da Sedic.

Garcia adianta, ainda, que os vendedores participarão de um Curso de Vigilância Sanitária, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, no próximo dia 9 de novembro, no auditório da Associação Comercial. Nesta terça-feira, dia 27 de outubro, a partir das 10 horas, um novo encontro será realizado entre prepostos da Prefeitura e a comissão dos vendedores para debater outros detalhes do processo de organização do comércio e do uso da Praia.  

Secretaria de Comunicação Social – Secom – Ilhéus – 26.10.15