Além dos serviços médicos, o mutirão do Dia D do Outubro Rosa contou também com aulas de zumba, alongamentos físicos, sessões de massagens e espaço dedicado à maquiagem

Mutirão de saúde marcou o Dia D do Outubro Rosa em Ilhéus-foto Gidelzo Silva 23.10.15

Mutirão de saúde marcou o Dia D do Outubro Rosa em Ilhéus-foto Gidelzo Silva 23.10.15

Realizado na última sexta-feira, 23, o mutirão de saúde que marcou o Dia D do Outubro Rosa, em Ilhéus, reuniu cerca de 1500 pessoas, oferecendo atendimento médico, massagens, aulas de dança, exercícios físicos e maquiagem para cerca de 700 mulheres, totalizando 1.200 procedimentos durante todo o dia.  De acordo com o secretário de Saúde do município, Antonio Ocké, a iniciativa foi de grande sucesso e, “sem dúvida, cumpriu a missão de alertar as mulheres sobre a importância de prevenir o câncer de mama”.

Durante o mutirão, na estrutura montada na Avenida Soares Lopes, a Secretaria de Saúde disponibilizou atendimentos com médicos especialistas em ginecologia, mastologia, marcação de consultas odontológicas, realizou e agendou exames preventivos ginecológicos, clínicos das mamas e testes rápidos para detecção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Na opinião da dona de casa Nilza Santos, o mutirão foi “uma atitude muita boa, pois facilitou o acesso aos serviços, já que nem sempre tempo de ir aos postos e hospitais. Já saí daqui com o exame de mamografia marcado, assim como outras mulheres, e nem vou esperar muito”.

Além dos serviços médicos, o mutirão do Dia D do Outubro Rosa contou também com aulas de zumba, alongamentos físicos, sessões de massagens e espaço dedicado à maquiagem. De acordo com a coordenadora do setor de Atenção Básica da Sesau, Bárbara Magalhães, esse trabalho busca aumentar a autoestima da mulher, “trabalhando seu íntimo, para além dos cuidados com a saúde”.

Bairros – As atividades do Outubro Rosa em Ilhéus foram iniciadas na primeira semana deste mês e têm ocorrido nas unidades de saúde localizadas nos bairros, com palestras sobre os cuidados com a saúde da mulher, exames de detecção do câncer. Comunidades como o Teotônio Vilela, Ilhéus II, Nossa Senhora da Vitória já receberam a programação especial.

Secretaria de Comunicação Social – Secom – Ilhéus – 26.10.15