De acordo com a coordenadora do setor de Atenção Básica da Sesau, Bárbara Magalhães, as atividades da campanha estão sendo realizadas nas comunidades, como forma de facilitar o acesso das mulheres aos serviços prestados

anigif

Conscientizar as mulheres sobre a importância de realizar o autoexame, prevenir e, quando detectado, tratar o câncer de mama. Esses são os objetivos da campanha Outubro Rosa, realizada pela Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus, que tem levado ações como palestras, realização de exames e consultas médicas aos bairros da cidade. Nesta sexta-feira, 23, será realizado mutirão de detecção da doença, nas proximidades da Catedral de São Sebastião.

De acordo com a coordenadora do setor de Atenção Básica da Sesau, Bárbara Magalhães, as atividades da campanha estão sendo realizadas nas comunidades, como forma de aproximar as mulheres dos serviços prestados. No bairro Conquista, região central de Ilhéus, foram feitos cerca de 100 atendimentos durante esse mês, na unidade de saúde local.

A campanha busca atrair a atenção do público alvo que reside no município sobre a importância da prevenção e realização do autoexame das mamas. “Em outras palavras, o Outubro Rosa visa incentivar a busca de serviços preventivos de saúde, visando a identificação dos sinais e sintomas do câncer de mama com vistas a um diagnóstico precoce”, acrescenta Bárbara Magalhães.

Os serviços, que também aconteceram no bairro Teotônio Vilela, incluem realização de preventivos ginecológicos, exames de toque de mamas, solicitações de mamografias e testes laboratoriais. De acordo com Magalhães, as ações também buscam estimular a autoestima das mulheres. Por isso, ocorreram dinâmicas de grupo, foram ministrados cursos, disponibilizado corte de cabelos e maquiagem, massoterapia, orientações nutricionais e palestras sobre prevenção dos cânceres.

Mutirão – Um dos pontos altos da campanha em Ilhéus acontecerá no dia 23, em um estande montado na Avenida Soares Lopes, nas proximidades da Catedral de São Sebastião. Segundo a enfermeira Bárbara Christian, coordenadora do Departamento de Atenção Básica, o espaço contará com a participação de cerca de 150 profissionais de saúde, que estarão realizando exames do câncer de mama e do colo uterino, além de ministrarem oficinas e palestras.

Serviços – A coordenadora informa que diversos profissionais estão envolvidos na Campanha Outubro Rosa, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e nutricionistas. “Vale ressaltar que todos os serviços disponibilizados no estande do dia 23 também estarão sendo oferecidos nas unidades de saúde até o próximo dia 29”, reitera.

Rosa – A campanha Outubro Rosa surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, nos Estados Unidos da América. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama, visando estimular uma maior participação da população, empresas e entidades.

Secretaria de Comunicação Social – Secom. – Ilhéus, 20.10.15