O prefeito autorizou a reforma e ampliação do posto de saúde de Pimenteira com recursos próprios do Município e de convênio com o Governo Federal

 Fotos: Gidelzo Silva

A comunidade de Pimenteira, localizada na zona rural de Ilhéus, conquistou a reabertura do posto de saúde local. Neste domingo, 19 de julho, o prefeito Jabes Ribeiro reinaugurou as instalações do novo posto de saúde, que foi totalmente reformado e ampliado. Acompanhado pelo vice-prefeito Carlos Machado, secretários municipais e vereadores, o prefeito participou dos festejos em homenagem à padroeira da localidade, Nossa Senhora do Carmo.

A obra de recuperação do posto de Saúde de Pimenteira utilizou recursos do tesouro municipal e outra parte oriunda de convênios com o Governo Federal. Segundo o superintendente de Obras da Secretaria de Infraestrutura, Derneval Furtunato, foram trocados o telhado e piso, refeita a pintura e criadas novas salas, para ampliar os serviços prestados à população.

Na oportunidade, o prefeito Jabes Ribeiro ressaltou o compromisso que a gestão municipal tem com as comunidades rurais, “principalmente quando diz respeito à saúde da população, porque os moradores de Pimenteira e outras localidades estão muito distantes do centro urbano de Ilhéus e é necessário oferecer esses serviços aqui, para evitar o deslocamento das pessoas necessitadas de atenção à saúde”, afirmou.

A localidade de Pimenteira fica distante 95 quilômetros da sede urbana do município. Na região residem cerca de três mil pessoas, que agora podem contar novamente com os serviços de atenção básica à saúde. De acordo com o secretário de Saúde, Antonio Ocké, a partir de hoje, 20 de julho, haverá um médico que atenderá em dia fixo. Além disso, uma enfermeira estará à disposição todos os dias para realizar procedimentos básicos, como curativos, pesagem, aferição de pressão arterial e aplicação de vacinas.

Padroeira – A missa solene de Nossa Senhora do Carmo foi celebrada pelo Padre Welington Sousa, às 10 horas, logo após a caminhada da fé pelas ruas do distrito. Além do prefeito Jabes Ribeiro e de parcela da comunidade, acompanharam as festividades os secretários de Saúde, Antonio Ocké, de Agricultura e Pesca, Sebastião Vivas, e de Relações Institucionais, Frederico Vésper, além dos vereadores Valmir Freitas e Ivo Evangelista, e o administrador Pimenteira, Lourival Nogueira.

Secretaria de Comunicação Social – Secom.   Ilhéus, 20.07.15