Fotos Alfredo Filho

Fotos Alfredo Filho

A Prefeitura Municipal de Ilhéus, reinaugurou neste domingo, 21, a Escola Humberto de Campos, na localidade de Ribeira das Pedras, depois de reformada por uma ação que envolveu a Secretaria de Educação e a Gerência de Ações Regionais, num trabalho de parceria com a comunidade.   O prefeito Jabes Ribeiro, o vice e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá), a secretária municipal de Educação, Marlúcia Mendes, o secretário de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké e o gerente de Ações Regionais, José Vítor Pessoa, participaram do ato, realizado em meio às comemorações pela passagem do dia de Santo Expedito, padroeiro de Ribeira das Pedras.

A reforma da unidade escolar, que estava fechada há quase dois anos, só foi possível graças ao empenho e dedicação da comunidade, que agiu em pleno entendimento com o poder público municipal. Na escola, estudam 71 alunos de 4 a 9 anos da educação infantil, e a obra compreendeu quase uma reconstrução do prédio, uma vez que foram restaurados o telhado, as salas de aula, os banheiros e a cozinha. Também foram trocados os portões e as grades de proteção e as paredes foram decoradas com temas infantis.

PARCERIA – No início do ano a secretária Marlúcia Mendes realizou uma série de visitas às escolas da rede municipal de ensino para conhecer a real situação de cada uma das unidades. Em Ribeira das Pedras, a secretária se reuniu com a comunidade para formar uma parceria e o morador Paulo Conceição conta que toda a comunidade se mobilizou para realizar a reforma da escola, contribuindo com a compra de parte do material necessário e com a mão de obra, numa ação conjunta com a Prefeitura.

A secretária Marlúcia Mendes, que acompanhou todas as etapas da reforma, mostrou-se muito feliz com o resultado: “O comprometimento da comunidade de abraçar mesmo a escola e entender que é um bem para os filhos dele foi muito bonito”. A diretora da unidade escolar, Jorgina Nascimento, também ressaltou a importância do trabalho coletivo que beneficiou as crianças e declarou: “O resultado foi muito satisfatório só em vê nossos alunos retornando para sua sala de aula, para sua escola que é um bem público da comunidade é muito gratificante”.

Durante a reinauguração, o prefeito Jabes Ribeiro agradeceu o apoio da comunidade e parabenizou os moradores e a Secretaria de Educação pela organização e dedicação, lembrando que a parceria “foi fundamental para que pudéssemos transformar a realidade”. E lembrou: A escola não é da Prefeitura e sim da comunidade. Aqui, o que se trabalha é o futuro da criança”.

Jabes lembrou, ainda, a situação da escola antes dele tomar posse no executivo. “Para se ter uma idéia quando eu estive aqui não pude nem entrar, não tinha condições de entrar”. Durante a campanha eleitoral 2012, na condição de candidato, ele realizou uma série de visitas às localidades do interior e em Ribeira das Pedras Jabes encontrou a escola totalmente abandonada. Há dois anos os alunos estavam tendo aulas no posto de saúde e nos dias de atendimento médico eles ficavam impossibilitados de estudar. O prefeito ressaltou que realizar a reforma, foi um desafio, mas destacou que quando há boa vontade da comunidade as coisas positivas acontecem.

Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Ilhéus – 22.04.2013