Realizada pela Prefeitura de Ilhéus em parceria com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), a obra também prevê a restauração do piso, dos banheiros e dos 72 boxes originais do espaço

Fotos: Roberto Santos

Fotos: Roberto Santos

A montagem da nova cobertura da Central de Abastecimento do Hernani Sá, obra realizada pela Prefeitura de Ilhéus em parceria com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), deverá ser concluída nos próximos dias. O projeto de requalificação do espaço, que também prevê a padronização das barracas que compõem a feira livre local, vem sendo acompanhado desde o início da obra pela recém criada associação dos comerciantes da Central.  

De acordo com informações do secretário municipal de Indústria e Comércio, Roberto Garcia, logo após a finalização da colocação da cobertura, a Coelba iniciará a implantação das novas instalações elétricas. “Já a Prefeitura dará início à demolição das construções irregulares, bem como à restauração do piso, dos banheiros e dos 72 boxes originais”, acrescenta o titular da Sedic.

Roberto Garcia informa, ainda, que também consta do projeto de reforma da Central de Abastecimento do Hernani Sá a revitalização da praça localizada ao lado do equipamento. “A ideia é viabilizarmos essa intervenção por meio do Projeto ‘Adote Uma Praça’, instrumento que, como sabemos, vem auxiliando o esforço do governo municipal para recuperar as praças da cidade”, comenta.

O secretário de Indústria e Comércio de Ilhéus reitera que, após reuniões, várias decisões foram definidas. Uma delas é que as concessões serão realizadas a título precário para apenas um CPF (Cadastro da Pessoa Física) por Box, com prioridade para empreendedores que já exercem atividades econômicas na Central de Abastecimento do Hernani Sá, de acordo com levantamento feito pela Administração local. Ainda, ficará proibida a venda dos boxes, será implantando um Depósito de Material de Limpeza para apoio aos restaurantes, e serão transferidos os restaurantes da área interna para a externa, com exceção do restaurante principal previsto na planta original.

Outros – O projeto de requalificação da Central de Abastecimento do Hernani Sá também contempla a execução de melhorias na área destinada ao estacionamento e uma arborização mais apropriada, entre várias outras benfeitorias, para garantir o conforto e a comodidade de comerciantes e das 25 mil pessoas que, em média, freqüentam o espaço toda semana.

Secretaria de Comunicação Social – Secom – Ilhéus – 29.05.15