Acontece em Ilhéus, nesta quarta-feira (13/11), o Seminário Região Metropolitana Sul da Bahia:

Uma Proposta, que tem por objetivo iniciar o processo de discussão, em prol da criação da Região Metropolitana do Sul da Bahia, envolvendo as cidades de Itabuna e Ilhéus, além dos municípios circunvizinhos. A iniciativa de organizar e sistematizar este evento de forma coletiva partiu da Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano – SEDUR, a Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Prefeituras de Itabuna e Ilhéus e a Associação dos Municípios da Região Cacaueira – AMURC. O Seminário será das 8h30 às 17h, no Centro de Convenções do Hotel Praia do Sol (Av. Tancredo Neves, s/n, Km 0, Rodovia Ilhéus – Itabuna. Bairro: São Francisco.O Seminário será aberto pelo diretor-presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, e pelos outros dirigentes dos órgãos e entidades envolvidos, em seguida terá a palestra “Gestão de Regiões Metropolitanas”, ministrada por Marco Aurélio Costa, técnico de Planejamento e Pesquisa, e coordenador da Rede IPEA e do Projeto Governança Metropolitana no Brasil. Também pela manhã, acontece a palestra “Regiões Metropolitanas e as Funções Públicas de Interesse Comum”, do arquiteto e urbanista, especialista em Desenvolvimento Urbano, Jório José Carneiro Barretto Cruz. 

No período da tarde acontecerá a apresentação dos dois artigos do livro que será distribuído no Seminário: a primeira será do Secretário de Desenvolvimento (SEDUR), Cícero Monteiro, com a exposição do artigo “Proposta de Delimitação da Região Metropolitana ou Aglomeração Urbana do Litoral Sul”. Depois será a apresentação do artigo da Bahiagás, pelo professor Fernando Cardoso Pedrão – doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia da qual também é docente. O seminário será marcado ainda por uma série de debates sobre os temas apresentados. 

Região Metropolitana: 

Uma Região Metropolitana é definida pelo agrupamento de municípios vizinhos, integrantes do mesmo complexo geoeconômico e social com características de conurbação,que possuam vínculos sócio-econômicos e deslocamento permanente da população entre as cidades por exigência de acesso a trabalho, educação, emprego e saúde, por exemplo. 

De acordo, com o diretor – presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, a Região Sul da Bahia tornou-se um dos mais importantes centros de obras estruturantes do Estado. O novo complexo logístico produtivo do Sul: Ferrovia Oeste-Leste, Novo Porto Sul Bahia, Aeroporto Internacional e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), a Universidade Federal do Sul da Bahia. O grande desafio da região será dimensionar os impactos desses novos investimentos. 

“Os municípios precisam se preparar para essa nova realidade, o que faz entrar em discussão, com muita intensidade, a construção da Região Metropolitana do Sul da Bahia, a articulação não só econômica, mas política e urbana das cidades que compõem a região. Novos e atuais problemas de mobilidade urbana, saneamento, tratamento de resíduos sólidos, questões ambientais, saúde e segurança, farão parte de uma agenda a ser construída e enfrentada, o que exige novos arranjos institucionais na esfera municipal, estadual, federal e iniciativa privada”, explica Davidson. 

Serviço: 
O que: Seminário Região Metropolitana Sul da Bahia: Uma Proposta 
Quando: 13/11 das 8h30 às 17h 
Onde: Hotel Ilhéus Praia do Sul – Av. Tancredo Neves, s/n, Km 0, Rodovia Ilhéus – Itabuna. Bairro: São Francisco.