QUEM DEVE PAGAR OS EXAMES ADMISSIONAIS?

Dentre centenas de respostas do Google, escolhi esta.

Exame admissional 

 

exame admissional

Com o objetivo de promover e preservar a saúde do trabalhador, bem como de garantir a segurança do empregado e evitar futuros problemas, as empresas realizam o exame admissional antes de o funcionário começar a trabalhar efetivamente na empresa. Esse exame inclui os realizados frequentemente em laboratório: Glicemia, Hemograma Completo, fezes e urina e outros mais específicos que variam de acordo com a função que o trabalhador irá desempenhar, como por exemplo: Audiometria, Eletrocardiograma etc.

De acordo com o resultado dos exames, o médico do trabalho determinará se aquela pessoa encontra-se apta ou inapta para realizar essas funções, assim, a empresa pode se certificar das reais condições de saúde antes de realizar o contrato e evitar que esse mesmo funcionário possa alegar que adquiriu algum tipo de doença que já possuía no trabalho.

Depois de realizados os exames, o funcionário receberá o ASO – Atestado de Saúde Ocupacional, um documento emitido pelo médico que possui as seguintes opções: Apto para a função, Apto para a função com restrições, Inapto temporariamente ou Inapto para a função.  Considerado apto, o trabalhador é contratado e começa a trabalhar na empresa.

De acordo com as Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do trabalho, devem ser realizados periodicamente novos exames, o mais comum é que esses exames se repitam anualmente, porém funções de risco exigem um período mais curto para a realização do check – up.

Caso o trabalhador troque de função dentro da mesma empresa e nesse outro cargo exerça atividades em que esteja exposto a riscos ambientais diferentes ao anterior, novos exames deverão ser realizados para esse novo trabalho. O mesmo acontece em casos de afastamento por mais de trinta dias, excetuando-se o período de férias.

Quem paga o exame admissional: a empresa ou o funcionário? A lei determina que é a empresa que deve assumir todos os encargos com exames admissionais completos, pois, do contrário, se qualquer doença que acometer o funcionário ela deverá pagar indenizações.

Não deixe de fazer o exame admissional, empregado ou empregador é uma garantia para ambos da preservação da saúde do trabalhador!

14 respostas para “QUEM DEVE PAGAR OS EXAMES ADMISSIONAIS?”

  • fabiane disse:

    no caso eu que pedi demição quem paga o exame eu ou a empresa…..

  • O Sarrafo disse:

    Sempre a empresa, admissional e demissional.

  • edinelia disse:

    no meu caso eu não fiz ainda porque falaram que eu que tenho que pagar ´me diga o que tenho que fazer?

  • O Sarrafo disse:

    Quem paga é o patrão.

  • Flávio disse:

    Complementando a informação, o empregador está obrigado a custear a) admissional; b) periódico; c) de retorno ao trabalho; d) de mudança de função; e) demissional, conforme a NR 7.

  • O Sarrafo disse:

    Grato pelo complemento.

  • Rafael disse:

    Ola meu amigo to com uma duvida se vc poder me esclarer fico grato. É o seguinte, fui fazer o exame admissional e eu msm paguei e a medica me pediu pra fazer outros exames, quem deve pagar esses outros exames eu ou o meu patrao?

  • O Sarrafo disse:

    EXAME ADMISSIONAL E DEMISSIONAL, QUEM PAGA É A EMPRESA. OS OUTROS NÃO.

  • Adriana disse:

    Gostaria de saberqual a lei que diz que a empresa que tem menos de 14 funcionários o empregado tem que pagar pelos seus exames adicional

  • sergio disse:

    qual o embasamento legal para obrigar a empresa a pagar o exame admissional?
    Se é o funcionario que se candidata a vaga, não deveria ser ele a mostrar a empresa que esta apto, pelo menos clinicamente?
    uma ultima coisa: sem demagogias: Na pratica o medico mal olha para o “pACIENTE” ao fazer o exame. Assim, sera que serve mesmo para se ter uma avaliação medica?
    abs

  • Elisângela disse:

    Se o funcionário pede as contas, quem deve pagar o exame demissional

  • GABRIELA SENA disse:

    Olá Boa tarde!!
    Eu vou ser caseira em um sítio, mas minha Patroa quer que eu faça o exame admissional, mas não sei como proceder, porque ela não me deu nenhuma carta. E também estou em dúvida se o exame tem que ser só com o médico do trabalho.

  • Davidson Saque disse:

    Ola, hoje fui minha empresa pedir demissão mais meu patrão me informou que eu vou ter que pagar as despesas do exame admissional por por ter apenas um mês que fiz o mesmo e segundo ele oque eu já trabalhei até o momento não paga as despesas que eles tiveram com os exames que foi mais de R$500,00 reais segundo eles. Mas o que eles não quiseram levar em consideração, foi que estou na empresa a 4 meses e só no mês passado que resolveram pagar os exames pois quando entrei na empresa eles falsificaram alguns documentos que dizia que já havia feito os exames mais para me colocar em uma empreiteira, mas como lá não verificavam a documentação isso passou despercebido e agora como fui transferido para uma empreiteira multinacional e eles são mais rigorosos com controle de seguraça e saude eles tiveram que mandar eu fazer os tais exames e como tambemm tem o agravante de eles ficarem mais de 40 dias sem fazer pagamento e quase não dar passagem resolvi pedir demissão e eles querem me cobrar essas despesas, o que eu faço agora.

  • Gabriel Ebenezer disse:

    Davidson, exames de aso tem validade de 130 dias sendo desnecessário fazer outro dentro deste prazo no seu caso não há necessidade alguma de fazer o demissional

Deixe seu comentário

Dê a sua opinião:
Não há nenhuma enquete disponível no momento.


contador de visitas


Carregando...

Campeonato Brasileiro

nao basta

Webtiva.com // webdesign da Bahia
Agenda
junho 2013
D S T Q Q S S
« mai   jul »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30