QUEM DEVE PAGAR OS EXAMES ADMISSIONAIS?

Dentre centenas de respostas do Google, escolhi esta.

Exame admissional 

 

exame admissional

Com o objetivo de promover e preservar a saúde do trabalhador, bem como de garantir a segurança do empregado e evitar futuros problemas, as empresas realizam o exame admissional antes de o funcionário começar a trabalhar efetivamente na empresa. Esse exame inclui os realizados frequentemente em laboratório: Glicemia, Hemograma Completo, fezes e urina e outros mais específicos que variam de acordo com a função que o trabalhador irá desempenhar, como por exemplo: Audiometria, Eletrocardiograma etc.

De acordo com o resultado dos exames, o médico do trabalho determinará se aquela pessoa encontra-se apta ou inapta para realizar essas funções, assim, a empresa pode se certificar das reais condições de saúde antes de realizar o contrato e evitar que esse mesmo funcionário possa alegar que adquiriu algum tipo de doença que já possuía no trabalho.

Depois de realizados os exames, o funcionário receberá o ASO – Atestado de Saúde Ocupacional, um documento emitido pelo médico que possui as seguintes opções: Apto para a função, Apto para a função com restrições, Inapto temporariamente ou Inapto para a função.  Considerado apto, o trabalhador é contratado e começa a trabalhar na empresa.

De acordo com as Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do trabalho, devem ser realizados periodicamente novos exames, o mais comum é que esses exames se repitam anualmente, porém funções de risco exigem um período mais curto para a realização do check – up.

Caso o trabalhador troque de função dentro da mesma empresa e nesse outro cargo exerça atividades em que esteja exposto a riscos ambientais diferentes ao anterior, novos exames deverão ser realizados para esse novo trabalho. O mesmo acontece em casos de afastamento por mais de trinta dias, excetuando-se o período de férias.

Quem paga o exame admissional: a empresa ou o funcionário? A lei determina que é a empresa que deve assumir todos os encargos com exames admissionais completos, pois, do contrário, se qualquer doença que acometer o funcionário ela deverá pagar indenizações.

Não deixe de fazer o exame admissional, empregado ou empregador é uma garantia para ambos da preservação da saúde do trabalhador!

15 respostas para “QUEM DEVE PAGAR OS EXAMES ADMISSIONAIS?”

  • fabiane disse:

    no caso eu que pedi demição quem paga o exame eu ou a empresa…..

  • O Sarrafo disse:

    Sempre a empresa, admissional e demissional.

  • edinelia disse:

    no meu caso eu não fiz ainda porque falaram que eu que tenho que pagar ´me diga o que tenho que fazer?

  • O Sarrafo disse:

    Quem paga é o patrão.

  • Flávio disse:

    Complementando a informação, o empregador está obrigado a custear a) admissional; b) periódico; c) de retorno ao trabalho; d) de mudança de função; e) demissional, conforme a NR 7.

  • O Sarrafo disse:

    Grato pelo complemento.

  • Rafael disse:

    Ola meu amigo to com uma duvida se vc poder me esclarer fico grato. É o seguinte, fui fazer o exame admissional e eu msm paguei e a medica me pediu pra fazer outros exames, quem deve pagar esses outros exames eu ou o meu patrao?

  • O Sarrafo disse:

    EXAME ADMISSIONAL E DEMISSIONAL, QUEM PAGA É A EMPRESA. OS OUTROS NÃO.

  • adriano verissimo disse:

    estou entrando na enpreza e ela m pediu o exame adicional
    naficha de relatorio dos documento
    eu faso com o pedido delesno dia que eu entrar na enpreza

  • sandra disse:

    oii meu patraõ pediu que eu solicitasse o exame admissional mais eu que teria que pagar,como devo prosseguir?

  • sandra disse:

    solicitasse não providenciasse o exame e ainda me deu nome de algumas clinicas onde seria mais em conta

  • gilda disse:

    Quem deve pagar o transporte para fazer os exames periódicos?????

  • si disse:

    minha chefe quer pagar um exame admissional pra mim que fica na pqp só pq é mais barato da minha cidade. Acho isso um abuso. me sinto super constrangida pelo descaso dela.

  • alex disse:

    Quem deve pagar o exame de audiometria?
    A empresa ou o empregado?

  • leandro disse:

    muito grato pelos esclarecimentos, foram bem claros. será que poderia me esclarecer uma dúvida? o meu colega entrou na empresa e já se passaram os quatro meses do período de experiência que foram de tr~es meses, a carteira dele será assinada de agora ou será levado em conta os quatro meses passados?

Deixe seu comentário

Dê a sua opinião:
Não há nenhuma enquete disponível no momento.


contador de visitas

DÊ A SUA OPINIÃO.
Não há nenhuma enquete disponível no momento.
Webtiva.com // webdesign da Bahia
Arquivos
Agenda
junho 2013
D S T Q Q S S
« mai   jul »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30