WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


NOTÍCIAS SOBRE O PROTESTO DOS CACAUICULTORES.

Cacauicultores baianos propõem fechar o comércio em protesto

Os produtores de cacau do Sul da Bahia estão lutando contra as importações de amêndoas e organizaram um manifesto para esta terça-feira, 05, à partir das 9h, no Porto do Malhado em Ilhéus, no momento em que um nova carga oriunda de Gana chegará ao Estado.

Sacos de cacau serão queimados como parte do movimento que pretende parar as atividades do Porto. Os produtores também estão solicitando que todo o comércio dos 93 municípios que integram a região cacaueira, parem suas atividades por duas horas em apoio à cacauicultura baiana.

De acordo com o Presidente do Instituto Pensar Cacau, Águido Muniz, todas as classes estão sendo afetadas com o preço baixo pago no mercado interno. Fonte: Mercado do Cacau 

Sacos de cacau serão queimados em protesto

Lutando contra as importações de cacau e melhoria do preço pago no mercado interno, os cacauicultores baianos organizaram um protesto para esta terça-feira, 05, à partir das 9h, no Porto do Malhado em Ilhéus. O intuito é parar com as atividades do Porto e impedir que uma carga com cinco mil toneladas de amêndoas, oriundas de Gana desembarque no estado.

Os municípios vizinhos que integram a região cacaueira enviarão caravanas para participar garantido força ao movimento. Cidades como Itajuípe, Santa Luiza, Itabuna, Ibicaraí, Camacan, Ibirataia e Ilhéus já confirmaram presença durante o manifesto.

De acordo com o Diretor da Biofábrica de Cacau, Henrique Almeida, a região vive um momento de crescimento e união: “Esse é um momento em que a região demostra maturidade, onde a união de diversas correntes para o bem comum está sendo efetivada”, destacou. Fonte: Mercado do Cacau 

Sacos de cacau serão queimados em protesto

O preço pago ao produtor de cacau no mercado interno está baixo, girando em torno de R$ 58,00 a R$60,00 a arroba no eixo Ilhéus – Itabuna. Valor que, de acordo com os produtores, está abaixo do custo de produção e por isso inviabilizado a permanência da cultura.

Além disto, as indústrias não estão comprando amêndoas no mercado interno, deixando os produtores baianos com a carga estocada. Diante do atual cenário, os cacauicultores farão um manifesto no Porto do Malhado de Ilhéus, nesta terça-feira, 05, à partir das 9h, onde pretendem parar as atividades do Porto, queimando sacos de cacau.

O intuito é mobilizar o governo em favor da cacauicultura baiana. “Esperamos que o governo cumpra com sua missão de mediador entre produtores e indústria, estabelecendo dispositivos para dar equilíbrio à relação entre produção e demanda”, afirmou o Presidente do Instituto Pensar Cacau (IPC), Águido Muniz. Fonte: Mercado do Cacau 

1 resposta para “NOTÍCIAS SOBRE O PROTESTO DOS CACAUICULTORES.”

  • Claudemar cardoso Santos says:

    Tá na hora dos comerciantes de Ilhéus, atenderem a solicitação dos organizadores do protesto em favor dos cacauicultores baianos. Fechar as portas por um espaço de 02 horas, é o mínimo que Ilhéus deve fazer, para defender uma causa, que deu origem ao próprio comércio Ilheense o CACAU.

    Quanto aos organizadores, precisam serem muito firmes, fazendo um protesto pacifico, sem violência, porém enérgico a ponto de não permitir a atracação do navio que trás a carga do cacau de Gana, no cais do porto de Ilhéus.

Deixe seu comentário

contador free

nao basta

Webtiva.com // webdesign da Bahia
março 2013
D S T Q Q S S
« fev   abr »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia