Adicional de insalubridade. Você tem direito?

Postado por Hilario Bocchi em 22 de Janeiro de 2011 às 14:31

O MTb – Ministério do Trabalho estabeleceu um quadro das atividades e operações consideradas insalubres(confira clicando aqui).

Nestas normas regulamentadoras o MTb estabelece os critérios de caracterização da insalubridade, os limites de tolerância aos agentes agressivos, quais são os meios de proteção e o tempo máximo de exposição do empregado a esses agentes.

Caso você tenha dúvidas se sua atividade é considerada insalubre, fale conosco clicando aqui para que possamos auxiliá-lo.

O trabalhador tem o direito de exercer sua profissão em ambiente de trabalho saudável e a empresa deve tomar todas as medidas para lhe proporcionar isso.

Em alguns casos o agente nocivo é inseparável do ambiente de trabalho, por mais que a empresa tente eliminá-lo ou neutralizá-lo. Neste caso é devida uma compensação financeira ao trabalhador: o adicional de insalubridade.

Além do adicional de insalubridade o trabalhador ainda pode se beneficiar da aposentadoria especial. (assista o vídeo sobre aposentadoria especial – clique aqui).

O IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada estima que quase metade dos trabalhadores em área de risco não recebe este adicional.

31 respostas para “Adicional de insalubridade. Você tem direito?”

  • paulo souza disse:

    Boa tarde eu gostaria de saber se um operador de trator dentro de uma usina hidrelétrica e sendo ele quem recolhe o lixo da usina e faz todo serviço de roçada com trator ele tem direito a insalubridade

    queria muito um resposta obrigado

    ATT: PAULO SOUZA

  • paulo souza disse:

    BOA TARDE EU TINHA ME ESQUECIDO O OPERADOR TAMBEM MANUSEIA PRODUTOS QUIMICOS COMO ERBICIDAS E OUTROS

  • O Sarrafo disse:

    Existe a insalubridade e a periculosidade. Se não tiver um advogado trabalhista a quem fazer uma consulta rápida, utilize o Google. Tem vários artigos de advogados trabalhistas.

  • Andrea Bisaggio disse:

    Enfermeiro que trabalha em casa de doente com alzheimer tem direito a insalubridade?

  • Iara disse:

    Eu trabalho em uma farmacia de manipulação, manipulo medicamentos antibioticos, hormonios, controlados e também cosméticos que contém acidos. E queria saber se tenho direito a insalubridade ?

  • eduardo neves marques disse:

    Não é bem um comentário e sim, 3 perguntas: 1ª – sendo agente de endemias, desde 2001 e completo 65 anos em 2014, tenho direito a aposentadoria especial, já q trabalho com produtos quimicos e lido com animais peçonhentos? 2ª – quem lida com limpeza publica (zeladores, garis e serviços gerais, tem direito a qual percentual de insalubridade? 3ª – p/nós servidores públicos municipais q estamos recebemos os adicionais de insalubridade, o percentual a ser pago é sobre o salário base ou sobre o mínimo?

  • eduardo neves marques disse:

    Surgiram mais duas perguntas: quem trabalha na área de informática, deve receber insalubridade?

    dentistas e auxiliares, o percentual deles e de 40%? tb é sobre o salário base ou sobre o mínimo?

  • Raul disse:

    Olá! Trabalho em uma gráfica e editora como arte finalista. Quero saber se tenho direito ao adicional de insalubridade.

  • sebastiao de moraes disse:

    olá gostaria de saber quem trabalha em sala fechada operador
    sala de controle de Shooping tem direito insalubridade?

  • dulcineia disse:

    eu trabalho em uma farmacia hospitalar de um centro cirurgico,sou a unica funcionaria que nao recebe nem ambiente fechado nem insalubridade, eu dispenso materiais e medicaçoes para as cirurgias esse material fica na sala de cirurgia depois recebo de volta, entao eu nao sei se esse material esta 100% limpo, e sempre recebo ampolas quebradas e materiais com pingo de sangue.eu teria direito em insalubridade?

  • monica moreira disse:

    gostaria de saber se tenho direito a insalubridade, pois trabalhei um ano numa pizzaria q é parede meia com um posto de gasolina,e era muito exposto nosso contato com cliente,pois a área de atendimento ao cliente era na calçada vizinha do posto de gasolina…
    aguardando

  • Evanir disse:

    Sou Técnico de refrigeração. Estou enquadrado na NR13, tenho direito a Insalubridade ou Pericolosidade

  • ELI disse:

    EU SOU AGENTE DE ZOONOSES TRABALHO RECOLHENDO E FAZENDO COLETA DE SANGUE PARA EXAMES EM CÃES DOENTES EM QUAL GRAU DE INSALUBRIDADE SERIA O CERTO

  • Sergio disse:

    Boa tarde,
    Trabalho dentro de um hospital, visitando varios setores, cti, unidade de pos operatorio, quarto de pacientes, centro cirurgico (inclusive com cirurgia em andamento), laboratorio,manuseando equipamentos desses setores, consultorios medicos, raio-x, radioterapia, endoscopia entre outros, tenho direito a insalubridade??

  • O Sarrafo disse:

    SIM.

  • foi rejeitado meu pedido de aposentadoria .trabalhei um estaleiro construindo navio função de encanador de 80 a 83.voltei a trabalhar no mesmo estaleiro de vigilante patrimonial armado com 38 na area naval de 93 a 98.trabalhei na varig 3anos e 4 meses na pista de aeronave de 88 a 91 .apresentei sb40 e ppp isto completaria o tempo e foi indeferido.o que devo faser.

  • hedenei disse:

    Eu trabalho em uma farmacia de manipulação, manipulo medicamentos antibioticos, hormonios, controlados e também cosméticos que contém acidos. E queria saber se tenho direito a insalubridade ? lembrando que o laboratírio possui varuis dispositivos de segurança como pressão negativa, cabines, filtros…

  • keite lisboa disse:

    olá,bom dia!trabalho em uma farmácia de hospital,lido com pacientes enfermos,mas fiz concurso para auxiliar administrativo.gostaria de saber se tenho direito a insalubridade e qual lei me ampara.

  • José Wilson de Oliveira disse:

    Eu trabalho na EMATER GO á 32 anos, no contra cheque recebo Adicional de Insalubridade-CLT,como faço para que seja contato os anos para aposentadoria

  • eilio disse:

    eu trabalho em um hemocentro na funsao de motorista sera que tenho direito a receber insalubridade?

  • ramylle disse:

    bom dia ,trabalho em hospital em salas de exames ,posicionando pacientes, e entro dentro de UTI´S e não tenho insalubridade. tenho direito????

  • O Sarrafo disse:

    TEM

  • BENEDITO TEODORO disse:

    Senhores gostaria de uma informação, trabalho no escritorio de uma empresa, a qual é metalúrgia e ja paga para todos os seus funcionários o adicional de 20% de insalubridade, só que o escritorio esta no mesmo predio da produção, sem nenhuma divisão, para ir almoçar e bater o ponto tenho que passar dentro da produção , tendo que sentir o cheiro forte dos produtos. Poderia me dar um esclarecimento, pois eu acho que tenho direito, mas não encontrei em nenhum lugar escrito isto, ou a empresa teria que ter esta divisão.

    Atenciosamente

    Teodoro

  • O Sarrafo disse:

    Mesmo ambiente é chamado ‘teto baixo’, tem os mesmos direitos.

  • juliana disse:

    Olá, sou registrada como cozinheira escolar, meu salário já é abaixo d uma cozinheira industrial, acho sim q corro riscos, trabalhando no fogão e logo depois na pia, inclusive fiquei 15 dias de atestado por uma queda q tive por causa do chão molhado, estava usando os sapatos oferecifos pela empresa, podetia eu entrar com processo contra a empresa ainda estando contratada?

  • ebson disse:

    trabalho com auxiliar de serviços gerais em maternidade,porem sou contratado por outra empresa para limpeza da cozinha e refeitórios recolhimento do lixo da cozinha! tem direito a salubridade? como devo requerer?

  • MARIA CLAUDETE DA SILVA disse:

    trabalho como agente de preparo de alimentos em uma escola,(antigas merendeiras) gostaria de saber se tenho direito a insalubridade, já que a Anvisa diz que quem trabalha em cozinha tem direito, devido a exposição ao calor.

  • michel henrichs de carvalho disse:

    olá trabalho com solda, eletrodo revestido tenho direito a receber insalubridade?

  • DOUGLAS disse:

    Ola boa tarde eu sou operador de Router CNC trabalho todos os dias com cortes de mdf com chapas de 25mm de 3mx 2m posterior mente tenho contato direto com muito mdf em po e tb nas limpezas da sala e do exaustor eu tenho direito ao beneficio de insalubridade?

  • marcio disse:

    Boa noite..

    Trabalho na aréa de montagem no estaleira, no meu contracheque nunca vem a percentual da insalubridade e o desc. do meu vale transporte, será possível me passar.

    Grato: Marcio

  • marcio disse:

    Boa noite..

    Trabalho na aréa de montagem no estaleira, no meu contracheque nunca vem a percentual da insalubridade e o desc. do meu vale transporte, será possível me passar.(Obs. Solda, Maçaríco,Esmerilhadeira e Outros)

    Grato: Marcio

Dê a sua opinião:
Não há nenhuma enquete disponível no momento.
DÊ A SUA OPINIÃO.
Não há nenhuma enquete disponível no momento.


Arquivos
Agenda