Ilhéus, 10 de janeiro de 2013.

Prezados,

Após sete meses à frente da Gerência Regional da Sudic em Ilhéus, estou me desligando do cargo, mas com a certeza de ter conseguido, com todo apoio e confiança de vocês, realizar um bom trabalho. Apesar de contar com um orçamento extremamente reduzido, conseguimos firmar importantes parcerias, que contribuíram para o bom andamento das nossas atividades.

No primeiro mês de trabalho, firmamos uma parceria com a Prefeitura de Ilhéus, que conseguiu regularizar o serviço de coleta de lixo dentro do Distrito Industrial, que estava parado há cerca de oito meses, e que graças a esta parceria, vem sendo mantido em dia até o presente momento. Conseguimos, ainda, a limpeza geral das vias de acesso do Distrito Industrial, com serviços de roçagem, retirada de entulhos, limpeza das calçadas e outros, além de grandes melhorias na iluminação das ruas, sendo que quando assumi a gestão, não havia sequer um poste com lâmpadas no local.

Sabemos que estas ações eram emergenciais e ao mesmo tempo paliativas, por isso, não deixamos de cobrar aos seus responsáveis, as devidas verbas para a manutenção periódica e reestruturação das vias de acesso. Uma importante semente que foi plantada e em breve permitirá que seus frutos sejam colhidos.

Durante esta gestão, também comemoramos a atração de novas empresas, com as inaugurações de duas novas empresas do segmento de informática, que se instalaram em nosso distrito, e o início das construções de outras quatro novas empresas dos segmentos de embalagens, pré-moldados, reciclagem e comunicação via satélite. Além disso, fizemos contatos com inúmeros empresários de diversos segmentos e iniciamos um processo de alienação de área para outros grandes empreendimentos nos segmentos logístico e beneficiamento de chocolate, além de outro que por enquanto não pode ser citado. Sabemos que a atração de uma empresa de logística vem atender a um dos maiores anseios deste município, pois atualmente representa um grande problema  para o desenvolvimento  do Distrito Industrial de Ilhéus.

Além disso, junto com a Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia, conseguimos atrair um grupo de empresários chineses, da maior empresa de Tecnologia da Informação da China, que demonstrou interesse em firmar parcerias com as empresas de tecnologia da região.

Conseguimos também estreitar a parceria com o Sesi e o Senai, cedendo espaços da Sudic para a ministração de cursos, tendo como contrapartida, pequenas reformas estruturais no prédio da Sudic, o que vem provar mais uma vez que mesmo com o orçamento pequeno, quem tem parceiros sempre alcança o que quer e precisa.

Sei que com o trabalho que foi desenvolvido ao longo desses sete intensos meses, contando com o apoio de toda a equipe de servidores da Sudic, que não mediu esforços para contribuir com cada uma dessas ações, e com a parceria e confiança de cada um de vocês, foi possível alcançar bons resultados e plantar novas sementes que, tenho certeza, gerarão grandiosos frutos para o Distrito Industrial de Ilhéus, em pouco espaço de tempo e, mesmo não estando mais à frente desta instituição, com certeza irei comemorar com vocês, pois antes de ser o gerente regional da Sudic, sou um filho da terra e um apaixonado pelo Distrito Industrial de Ilhéus, onde construí minha carreira e fiz amigos de verdade.

Não posso deixar de agradecer aos meus superiores dentro da Sudic pelo enorme reconhecimento profissional, o apoio de todos e isso só foi possível pois encontrei nos colegas de trabalho, competência e boa vontade para corrermos atrás dos nossos resultados, encontrei nos empresários e dirigentes das empresas todo o apoio necessário e nos meus superiores a liberdade de trabalho que precisava.

Por fim, agradeço a oportunidade de ter assumido esta função, de ter contribuído com o Distrito Industrial e com o Município de Ilhéus.  Agradeço aos meus, hoje ex-colegas que a todo tempo me acompanharam, ajudaram neste processo e me apoiaram. Não tenho dúvidas que fiz grandes amigos, não só na SUDIC de Ilhéus como também em Salvador. Saio melhor do que entrei, pois aprendi muito com as pessoas que convivi, com os problemas que encontrei e com o exercício da função pública.  Jamais deixarei de lutar em favor do Distrito Industrial, pois é de lá que tiro meus sustento, junto com minha família e grandes amigos. Se não fiz o melhor que esperavam de mim, com certeza fiz o melhor que pude e que estava ao meu alcance. E, por isso, só tenho a agradecer a todos por mais essa passagem em minha vida. E volto ao Mercado de trabalho de cabeça erguida e com os pés no chão, na certeza de que muitos novos desafios me esperam.

Obrigado a todos.

Um grande abraço.

Maurício Landi Viana