O Terminal Pesqueiro Público de Ilhéus foi inaugurado hoje (29) pelos governos federal e estadual. O TPPI tem uma unidade de beneficiamento dotado de câmaras e túneis de espera, congelamento e estocagem de iscas e refrigerados, sala de higienização, expedição com pátios para caminhões, vestiários, sanitários e casa de máquinas.

Na unidade de apoio, os pescadores terão combustível subsidiado, fábrica de gelo, central de fornecimento de energia, boxes de vendas, oficina, carreira com guincho e central de higienização de caixas, lanchonete e estacionamento. O governador Jaques Wagner destacou “a importância do terminal para a comunidade pesqueira e para a economia regional.”

Representando o Governo Federal, o ministro da pesca e aquicultura Marcelo Crivella disse que “os pescadores tinham que vender o peixe a preços baixos porque não havia local para refrigeração, congelamento e estocagem. Agora, eles poderão esperar e vender seu produto por um preço justo.”                      

O secretário de agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Sales, destaca que o terminal é de alto nível tecnológico com estrutura de última geração. “Já visitei vários e este não deixa a desejar a nenhum do mundo.”

Já o presidente da Bahia Pesca, Issac Albagli, lembrou que os pescadores esperaram 30 anos para ter esta reivindicação atendida. Disse ainda que o TPPI vai mudar a história da pesca na região

Também foi inaugurado hoje o Terminal de Salvador localizado na  Ribeira, na Enseada dos Tainheiros. O de Ilhéus fica na Av. Misael Tavares, antigo porto. O investimento dos dois terminais foi de 20 milhões de reais, recursos dos governos federal e estadual, valor abaixo do aplicado na construção de outros terminais no país, porque foram aproveitadas partes das antigas estruturas. O terceiro Terminal será instalado em Alcobaça, no extremo sul do Estado.

Marival Guedes-Assessor de comunicação da Bahia Pesca 73-9109-8678