Prezado editor,

Venho através deste veículo, convocar a sociedade Ilheense, para nos mobilizarmos em prol do desenvolvimento da nossa Cidade. O motivo que  levou-me a tomar essa iniciativa, foi o evento ocorrido dia 19/05/2012, Audiência pública do bloco BM-J-1.
Permaneci no  belíssimo auditório do Hotel Praia do Sol, durante todo evento e fiquei estarrecido de ver como nossa sociedade é passiva e omissa aos seus interesses. A audiência pública foi realizada pela estatal Petrobras, no objetivo de mostrar com transparência à população, o Projeto de Atividades de Perfuração Marítima na Bacia do Jequitinhonha (região de Ilhéus e adjacências).
Quando chegou a hora das perguntas e questionamentos por parte da platéia, lá estava o grupo da massa manipulada, para procurar cabelo em ovo e assim tumultuarem, aquele que até então era um ambiente de tranquilidade.
Estava claro que eram pessoas pertencentes aos grupos daqueles que por interesses próprios, são contra ao progresso da região, presidentes de associações manipulados por forasteiros que se aproveitavam do momento para fazer oposição e demais entidades bancadas por aqueles que não tem nenhum compromisso com nossa Cidade, pois nem da região são oriundos, nem mesmo da Cidade os são.
Eu fiquei a me perguntar, onde estão os pais que tem seus filhos cursando faculdades e que amam essa bela cidade?  Os pais que agora tem seus filhos estudando no IFBA, fazendo cursos técnicos e que daqui a 03 anos sairão de lá formados? Onde esses jovens irão trabalhar? Se não vier os empreendimentos que os investidores estão se propondo trazer para nossa cidade, estamos na eminência de receber investimentos na área  Portuária, com a construção do PORTO SUL, o novo AEROPORTO, que vai nos colocar novamente na rota do turismo nacional e internacional e a nossa PETROBRAS, que tem projetos e verbas aprovada para fazer 21 perfuração em busca de Petróleo no sul da Bahia, isso por se só, já irá alavancar a economia regional, e, se acharem o tão sonhado Petróleo,  sairemos definitivamente da situação de miséria que passa nossa Região, após a devastação do cacau pela vassoura de bruxa.
Acorda senhores pais de famílias, que  sonham por um futuro melhor para seus filhos, vamos lá senhores empresários, que  acreditaram um dia  em aqui trabalhar e criar seus filhos nesse paraíso!! Ainda é tempo e o tempo é agora, vamos nos mobilizar, para mostrar para os forasteiros que eles não darão as cartas aqui, vamos para as Audiências Públicas e fazer valer a nossa voz. Não podemos permitir que só falem nesses eventos aqueles que tem interesses escusos.
Faço um apelo aos jovens e a todos que tem acesso, façam uso das redes sociais, FACEBOOK, ORKUT, TWITTER , MSN. São ferramentas  poderosas a nossa disposição, vamos dizer sim ao progresso, porque nós já temos consciência e responsabilidade Ambiental. 
Claudemar Cardoso