WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


A POSSÍVEL NOVA LOCALIZAÇÃO DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE ILHÉUS. (Publicado originalmente em 16/09/2011)

Imagem do Google Earth, onde pode-se ver o Rio Cachoeira, a Uesc e a Ceplac (Cepec). Aí temos a ideia de onde será a nova localização. Clique para ampliar.

 

 

AEROPORTO I

Existe consenso entre os técnicos de que o aeroporto internacional de Ilhéus deve ser construído em um local diferente do que estava programado, nas proximidades do Porto Sul. O local escolhido inicialmente teria uma construção muito cara e poderia ter problemas com a liberação pelo Ibama, por estar próximo à uma área de proteção ambiental.

Pelos que se comenta, o aeroporto internacional seria construído num platô próximo da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), livre de problemas ambientais e localizado junto ao acesso ao Porto Sul através do acesso ao Complexo Intermodal do Porto Sul, a ser construída com a duplicação da BR-415.

AEROPORTO II

O local em estudo também teria outras conveniências, a começar pela distância de outros centros alimentadores de passageiros, como Itabuna, Itacaré, além da própria Ilhéus. Para que tudo funcione em perfeita sintonia, basta dar andamento ao projeto viário, com o semianel rodoviário que permitiria os acessos norte e sul de Ilhéus, nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária Estadual.

Esse local, aliás, não é desconhecido e há muito fazia parte dos estudos realizados pelo Derba, sob a coordenação do engenheiro Saulo Pontes, agora diretor do órgão. Agora, só resta mobilizar a área política e econômica dos governos Federal e Estadual para que finalizem os projetos e iniciem as obras do Complexo Intermodal Porto Sul. A região cacaueira se desenvolveria com muito mais rapidez.

5 respostas para “A POSSÍVEL NOVA LOCALIZAÇÃO DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE ILHÉUS. (Publicado originalmente em 16/09/2011)”

  • aLCINO LINS says:

    Bom tem muitas vantagem;
    entre duas cidades grandes;
    licença vai precisar mas não vai ter hoteleiros e outros xiitas;
    fazendeiros de cacau cansados de promessa estão querendo fazer novos negócios para sair da crise;
    E quem tem uma opção não tem nenhuma;
    Em fim só lamento quem especulou no Jóia do Atlântico e outros Loteamentos próximo

  • sophos says:

    elhor. fic perto de itabuna, vai agradar aos itabunenses e ilheenses. E enterra de vez as pretensões de picaretas tomarem posse de terras de ilheus

  • paulo sergio says:

    Será que vai aparecer algum desgraçado ou desgraçada e dizer que “Não Pode”.

  • Álvaro Degas says:

    Não vai precisar ninguém dizer que “não pode”.

    O governo cuidará disso.

    Basta olhar o que acontece. Enquanto o novo aeroporto de Vitória da Conquista já está sendo licenciado, o de Ilhéus nem localização definida tem.

    A cada dia fica mais difícil acreditar nestas promessas.

    Valeu!

  • JOCAEIS MARIANO DOS SANTOS says:

    O SÍTIO JÓIA é o ideal para o complexo aeroportuário de Ilhéus, embora tenha problemas ambientais, por estar localizado dentro de uma APA, mas é de conhecimento público que grande parte da área encontra-se antropizada (afetada por atividade humana), os problemas ambientais poderão ser compensados. É de fato um empreendimento um pouco caro, devido as desapropriações e com os serviços de terraplenagem, para elevação do greide, mas, a ideia seria de minimizar os custos de terraplenagem utilizando o material de dragagem do porto, que me parece que deverá ser utilizado pelo Porto SUL. O custo/benefício da implantação neste sítio é que ILHÉUS teria um aeroporto para sempre e livre de obstáculos, principalmente as aproximações que eternamente estariam protegidas uma pelo oceano e a outra pela APA.
    Infelizmente, os problemas ambientais do sítio do “Porto Sul” que seria implantado em numa imensa área contígua a área patrimonial do Sítio Aeroportuário acabou inviabilizando também a implantação do Aeroporto. O que é uma pena, pois o sítio desapropriado e sem dono é um prato feito para invasores.
    O aeroporto é também um empreendimento de preservação ambiental, basta observa o aeroporto de Ilhéus e terá a confirmação, pois o que está degradado é o seu entorno, com ocupação irregular. Observa-se que á área onde o mangue está preservado é a que está dentro da área patrimonial do aeroporto.

    Jocaeis MARIANO

Deixe seu comentário

contador free

nao basta

Webtiva.com // webdesign da Bahia
abril 2012
D S T Q Q S S
« mar   maio »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia