WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


DIRETO DO BLOG DO THAME.

terça-feira, 3 de abril de 2012

ILHÉUS, TURISMO, PORTO E FERROVIA

Transcrevo abaixo, excelente artigo do jornalista Daniel Thame, a respeito do Porto Sul e ferrovia Oeste-Leste.

Aos que acreditam que Ilhéus tem condições de sobreviver tendo o turismo como principal atividade econômica, e que por isso mesmo pode abrir mão do Porto Sul e da Ferrovia Oeste-Leste, é de bom alvitre fazer uma visita a localidades como Ponta da Tulha, Vila Juerana, Barramares e Jóia do Atlântico.

Mal terminado o verão, cabaneiros e donos de padarias, mercadinhos, açougues, etc. já sofrem com a vertiginosa queda nos negócios. Na Ponta da Tulha, por exemplo, o dono de um mercado nem se deu ao trabalho de renovar o estoque. “Não tem ninguém pra comprar, mesmo”, disse.

No domingo, dava para contar nos dedos o número de clientes na principal barraca do Jóia do Atlântico. “Agora,só nos feriados e olhe lá”, afirmou um dos garçons.

O problema dos defensores do meio ambiente (que na maioria das vezes estão mais preocupados com o próprio bolso) é que eles olham demais para os animais e plantas que devem, sim, ser preservados.

Mas quase nunca olham (posto que dispõem de bons salários e de verbas generosas) para os seres humanos, que precisam de emprego pra levar uma vida digna.

Pra essa gente, o drama dos moradores que vivem dos empregos sazonais e sofrem com a falta de serviços básicos, é quase uma abstração.

Até porque, levam uma vida bem acima do “padrão” Ponta da Tulha, Vila Juerana, Mamoam e adjacências. E quando tem que passar por um desses locais rumo a mansões em áreas exclusivas, nada que um carrão com vidro fumê e ar condicionado não resolva…

6 respostas para “DIRETO DO BLOG DO THAME.”

  • Souza Neto says:

    Temos que passar da falação aos atos. Quando iremos nos organizar para realizar palestras direcionadas aos menos esclarecidos a fim de que não se deixem iludir pelo “canto da sereia” dos eco-espertos”?

    Nesse momento, se acontecer, deve-se ter em mente que algumas migalhas são distribuídas entre os enganados. Por isso, vai ser preciso escancarar tudo o que acontece por trás das cortinas e eles não sabem!

  • eduardo carvalho says:

    Concordo com voce Souza Neto, devemos passar da falação para os atos. COESO sei do trabalho de voces pelo Porto Sul, mas precisamos trabalhar junto a comunidade menos esclarecida. Pessoal da Lagoa, Juerana, Urucutuca, Aritagua vivem num bolsão de miseria e quando chega os salvadores da patria, defensores ambientais, com festa de caretas, abraços simbolicos, samba de roda, etc… conseguem iludir os que serao os maiores beneficiados.

  • Paulo Emilio says:

    Se estamos falando em miseráveis enganados cadê a escola que a BAMIN DIVULGOU NA IMPRENSA QUE IRIA CONSTUIR NA TULHA….essa é uma das muitas promessas desse projeto.
    Coeso? Na Juerana só fez reuniões a portas fechada.
    Se os 400 empregos da bamin vao salvar a região vamos entao salvar logo os 300 da AMBEV, lá eles precisam de 0,01% da terra que o governo quer dar para A MINERADORA DO PÓ DE FERRO.

    Todos os setores sofrem com períodos de média e baixa estação todos.Todos tem um período de pico.
    Miseráveis aqui na Juerana?

    Paulo emilio
    Vila Juerna

  • Amélia says:

    O senhor Paulo Emílio é um visionário, só ele enxerga e quer fazer os outros acreditarem que a Vila Juerana é um oásis de prosperidade, desenvolvimento e bem estar no meio do abandono em que vive Ilhéus e a região. É só ir na Vila durante a semana e ver todo mundo sem ter o que fazer, nas portas, comércio parado, olhar perdido na esperança que algo possa acontecer, e ele sassaricando como se nada estivesse acontecendo, aliás não acontece mesmo.

  • Álvaro Degas says:

    Segundo um aluno meu da UESC a Vila Juerana (como aliás toda esta região ex-cacaueira) está começando a padecer de males maiores: já há ponto de vendas e cada vez mais consumidores de Crack.

    A Pedra se aloja exatamente no buraco onde deveria ficar a Esperança.

  • Paulo Emilio says:

    A Juerana sofre realmente com a falta de presença do PODER PÚBLICO e os problemas relacionados ao uso e distribuição de drogas não é isolado e não vai diminuir se esse PORTO DO PÓ DE FERRO CHEGAR ele vai aumentar.
    O que acontece diferente na juerana é que aqui a maioria das pessoas nao vivem o sonho do PO DE FERRO e lutam realmente por dias melhores.

    Claro que não é o sonho de voces ou o da BAMIN.

    Vejo que pelo comentário feito acima nenhum dos leitores explicou com relação a escola da Ponta da Tulha….campanha publicitaria pura….tem o retiro que ninguém vive do projeto da bamin o projeto de doces….só foi mais uma matéria plantada….as artesans da ponta da tulha da mesma forma existem por continuarem lutando sozinhas.

    Não estou aqui dizendo que vcs estão errados, afinal estão defendendo o que acreditam e eu no que eu faço e acredito….
    Vejo nesse blog bem com em outros severas criticas com relação ao povo ser acomodado e quando aparece alguma comunidade ou grupo que luta logo rotulam…..

    Muitas pessoas nessa comunidade lutam por dias melhores e elas nao estão vinculados a qualquer grupo políticos ou de pessoas ou de empresas, lutam em defesa de sua comunidade e de sua vida e com e isso é um fato.

    Quando a comunidade luta e consegue resultados positivos que nao dependem do patrocínio de empresas ou grupos políticos muitos meios de comunicação não divulgam e esse é um problema pois outras comunidade continuam pensando que só conseguem algo se forem patrocinados e aqui este pensamento está mudando.

    Mais tudo bem podem criticar e até diminuir essa verdade, mais o importante é que nós temos conhecimento do nosso potencial e isso é o que mais importa.

    A Juerana está se organizando e voces estão vendo, só nao querem adimitir.

    paulo emilio
    ASS. mor DE VILA jUERANA

Deixe seu comentário

anuncie aqui

Carregando...

Tabela do Brasileirão

contador free

nao basta

Webtiva.com // webdesign da Bahia
abril 2012
D S T Q Q S S
« mar   maio »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia