WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


José Haroldo recebe homenagens ‘post mortem’.

Amigos e familiares programam para o próximo dia 9 de abril homenagens a José Haroldo Castro Vieira, para comemorar a data – 6 de abril – em que completaria 85 anos. Entre as deferências estão a celebração de missas em Ilhéus, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, Cidade Nova às 19 horas; em Itabuna, na Catedral de São José, às 18 horas; em Salvador, na Igreja da Vitória, às 19 horas. Também serão celebradas missas em Linhares (ES), Manaus (AM), Belém (PA), e outras cidades que sediam unidades da Ceplac.

Em Ilhéus, além da missa, também será colocada uma placa na conhecida praça do Cacau, que passou a ser denominada de Praça José Haroldo Castro Vieira, através da Lei Municipal nº 3.101, de 17 de maio de 2004, cujo projeto é da autoria do vereador Alisson Mendonça. Segundo o ex-coordenador da Ceplac e um dos organizadores das homenagens póstumas, Lício de Almeida Fontes, José Haroldo foi um dos personagens mais importantes não só para Ilhéus, mas para todas as regiões cacaueiras do Brasil, por todo o esforço em prol do desenvolvimento econômico e social.

Outra homenagem a ser prestada a José Haroldo Castro Vieira é a outorga da Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus, entregue em 28 de junho, data em que se comemora o aniversário de Ilhéus. Para distingui-lo com a honraria, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, encaminhou sugestão do nome ao Conselho da Comenda. Caso seja confirmada a distinção, José Haroldo seria o primeiro, post mortem, a receber a Comenda. “São inegáveis os méritos de José Haroldo Castro Vieira para com Ilhéus e o Sul da Bahia e essa comenda seria uma homenagem singela diante do que essa região deve a esse grande homem”, ressaltou Newton Lima.

O homem – Zé Haroldo nasceu em 6 de abril de 1927, em Ilhéus e faleceu em 5 de fevereiro de 2004, aos 77 anos de idade. Foi funcionário do Banco do Brasil, foi colocado à disposição da Ceplac – Comissão Executiva do Plano de Recuperação Econômico Rural da Lavoura Cacaueira, onde exerceu os diversos cargos, na Superintendência Regional.

Designado Secretário-Geral em 7 de fevereiro de 1969, por Portaria do Ministro da Fazenda, e exonerado a pedido do cargo em 23 de janeiro de 1985. A partir de seu desligamento da Ceplac, voltou à iniciativa privada, como assessor de Diretoria da Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga; depois designado Diretor Regional do Nordeste da Isapar – Petróleo Ipiranga Participação, e da Sociedade de Empregados da Ipiranga, se desligando em fevereiro de 1992.

WR – 30-03-12

1 resposta para “José Haroldo recebe homenagens ‘post mortem’.”

  • G S BEZERRA says:

    Não há sombra de dúvida de que José Haroldo de Castro Vieira foi um dos expoentes de homens nascidos na década de 20, do século XX. No serviço público conseguiu passar pela barreira da corrupção. No entretanto — sozinho –, não teve necessário acréscimo de força da mesma natureza para avançar; e, diante disto, a lavoura cacaueira padeceu, situando-se, presentemente, no rol brasileiro das coisas de inviabilidade. Itabuna, 09 de agosto de 2013. GSBezerra.

Deixe seu comentário

anuncie aqui

Carregando...

Tabela do Brasileirão

contador free

nao basta

Webtiva.com // webdesign da Bahia
março 2012
D S T Q Q S S
« fev   abr »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia