WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


ILHÉUS NÃO É CENÁRIO DE NOVELA.

Aldicermiro Duarte*

Não surpreendem as críticas do Sr. Fábio Feldman ao projeto Porto Sul, mas chama atenção a insistência em argumentos tolos na defesa de uma visão estreita. Apresentando-se como arauto do desenvolvimento sustentável, Feldman apelou a Jorge Amado e Gabriela para criticar um projeto  sobre o qual demonstra pouco conhecimento. Aliás, como não é ilheense nem baiano, o autor do artigo parece ser daqueles que ainda imaginam Ilhéus como um cenário de novela, sem problemas e necessidades reais.

Em determinado trecho de seu artigo, Feldman afirma que a cidade precisa enfrentar seus problemas, elevar seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e gerar oportunidades. Sua fantástica sabedoria só não foi suficiente para ensinar como realizar tais proezas.

Somente alguém que conhece muito pouco Ilhéus (se já veio aqui, foi de passagem) é capaz de definir a cidade como uma referência em turismo sustentável. Na verdade, Ilhéus não é referência nem em turismo nem em sustentabilidade. A grande maioria dos turistas que desembarca em nosso aeroporto – que por sinal se chama Jorge Amado – tem como destino as praias da vizinha Itacaré, outros seguem para Canavieiras e muito poucos ficam por aqui.

Ilhéus precisa sim de oportunidades e inclusive de desenvolver um turismo, que ainda é explorado de forma amadora, inclusive pela falta de investimentos. A cidade tem urgência de ampliar seus horizontes, apostar no turismo de negócios e abraçar investimentos que diversifiquem sua economia. O caminho para o progresso não está unicamente no turismo, assim como no passado não estava na cacauicultura. Demorou para nossa região perceber isso. E custou caro.

Feldman é muito amigo do empresário Guilherme Leal, da Natura, e ambos estão unidos contra o Porto Sul. O fato de que o empresário investe em um empreendimento turístico  no distrito de Serra Grande e não aceita ser vizinho do Porto Sul não é mera coincidência.

O autor do artigo tenta sustentar a tese de que o empreendimento do Governo da Bahia é incompatível com o turismo, como se desconhecesse o fato de que grandes portos, como Suape, em Recife, e Pecém, em Fortaleza, ficam próximos de praias belíssimas e que atraem milhares de turistas todos os anos. Ilhéus, por enquanto, segue com poucos turistas e o Porto Sul não tem nada a ver com isso.

Outra falácia está na referência superficial à questão dos impactos ambientais do empreendimento, que estão suficientemente explicitadas no Estudo de Impactos Ambientais apresentado ao Ibama. Os impactos na costa poderão ocorrer, se nenhuma medida mitigadora for adotada. Feldman, por opção própria, aposta no pior cenário. Ele fez uma escolha e ponto final.

Para informação deste senhor, pesquisa realizada em Ilhéus indica que quase 80% dos ilheenses apoiam o Porto Sul. Outra coisa: a maior parte dos empresários do setor hoteleiro também é a favor do empreendimento.

Em resumo, quem vive em Ilhéus, conhece sua história e os problemas que a cidade tem para enfrentar, é a favor do Porto Sul. Os que não são de Ilhéus e acham que a cidade não passa de cenário de novela são contra. Entre a ficção e a necessidade real de progresso, o ilheense não tem a menor dúvida do caminho pelo qual deve optar.

* Aldicermiro Duarte é coordenador do Coeso (Comitê de Entidades Sociais em Defesa dos Interesses de Ilhéus e Região

6 respostas para “ILHÉUS NÃO É CENÁRIO DE NOVELA.”

  • O Sarrafo says:

    Veio sim, na campanha de Mário Covas à Presidente da República, e só.

  • Álvaro Degas says:

    “quase 80% dos ilheenses apoiam o Porto Sul” – isto pode não significar nada, já que o Brasil não sabe disso, e esta batalha já a muito tempo está sendo travada bem longe de Ilhéus.

  • O Sarrafo says:

    Mas a caneta, a tinta, os cargos e o trator, não estão nas mãos deles.

  • Claudemar Cardoso Santos says:

    Eu tenho acompanhado alguns artigos e inclusive tenho um amigo ambientalista por ideologia, que me deu boas referencias do senhor Fabio Feldmann, não vou colocar em questão o seu conhecimento de causa, ele sabe muito. Porém fiquei perplexo, ao ler este artigo divulgado neste blog, porque o que fica claro é que da mente de uma das pessoas mais sábias, sair uma argumentação tão frágil, fica claro que o mesmo está sendo “incentivado” a falar contra o PORTO SUL. Falar de prejudicar o turismo! que turismo Feldmann? quando lhe encomendaram o serviço, te colocaram numa fria, não passaram as informações necessárias para você fazer seu trabalho, não te disseram por exemplo, que o turismo em Ilhéus acabou a mais de 20 anos!. Você fala que o PORTO SUL vai comprometer a sustentabilidade ambiental, vai prejudicar o emprego local!! faça-me um favor!!! Ilhéus é uma das Cidades Baianas, que mais sofre com desemprego, vivemos na esperança que realmente as coisas aconteçam, para termos o privilégio de criar nossos filhos nesta bela Cidade. Feldmann, você esqueceu de um detalhe, nos fornecer a receita prota que diz já ter, para resolver o problema de Ilhéus. Na próxima vez antes de aceitar uma proposta de escrever algo para prejudicar um Estado, peça mais informações sobre a região a qual deva falar, porque definitivamente você não sabe nada sobre minha Cidade. Fábio Feldmann, você tem um nome, não precisa usar deste expediênte, lembre-se que eles são poderosos, más você pode dizer não, quando lhe pedirem para escrever isso, porque ném nas manções deles você vem, pois se viesse saberia o que escrever e não daria esse tiro no pé.

  • AGENOR farias says:

    Que vergonha Fábio Feldmann,um cara com o conhecimento que você tem,fazendo esse papelão de reescrever artigo de Rui Rocha. Ele que é de Salvador não conhece a realidade de Ilhéus,imagine você que é de São Paulo. Respeite a memória de Jorge Amado,não use o nome dele para prejudicar o progresso da cidade que o mesmo a adotou como a sua casa e se empenhou para torná-la conhecida no mundo inteiro. Querendo você ou não,o Porto Sul vai acontecer,porque nós ilheenses queremos ou melhor precisamos.

  • tititi BANCO DA VITORIA disse says:

    OU SR; FABIO -FELDMAN VAI PROCURA O QUE FAZER, VAI DESPOLUIR O SEU RIO TIETE, SEU FORASTEIRO, A NOSSA REGIÃO ESTA FALIDA PELO CRIME MUNDIAL INCUBADO QUE E A VASSOURA DE BRUXA, E NÃO SE VER A IMPRENSA FALADA ESCRITA E TELEVISIONADA DESTE PAIS FALAR SOBRE ESTA PESTE, ILHÉUS PRECISA DE OPORTUNIDADES,PARA ERRADICA A POBREZA E A MARGINALIZAÇÃO E REDUZIR AS DESIGUALDADES SOCIAIS.

Deixe seu comentário

anuncie aqui

Carregando...

Tabela do Brasileirão

contador free

nao basta

Webtiva.com // webdesign da Bahia
março 2012
D S T Q Q S S
« fev   abr »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia