Folha comemora ter aumentado o Ibope da TV Cultura em três décimos

Anderson Scardoelli

A Folha de São Paulo valorizou o fato de ter alcançado um ponto do Ibope durante a estreia da ‘TV Folha’, programa de meia-hora exibido pela Cultura. O número representa três décimos a mais do que a emissora da Fundação Padre Anchieta atingiu no mesmo horário (20h às 20h30) na semana anterior com a transmissão de “Don’t Look Back”, documentário sobre Bob Dylan.

O veículo também ressaltou que o número representa 60 mil telespectadores na região da Grande São Paulo. O texto, original da versão online do jornal, noticia que a ‘TV Folha’ fez a TV Cultura ocupar a sexta posição no ranking. Globo, Record, SBT, Band e Rede TV ficaram à frente. Na comparação com os demais canais de VHF da localidade, a Cultura só ficou à frente da Gazeta.

TV_Folha_X_R7

‘TV Folha’ registrou um ponto no Ibope.

O fato de a hashtag #TVFolha ter ocupado o primeiro lugar dos Trending Topics do Twitter, ranking dos termos mais comentados no microblog, também foi valorizado na matéria produzida pela Folha.com. O site publicou que alguns internautas pediram para o programa ter a duração ampliada.

Editor da ‘TV Folha’, Fernando Canzian elogiou a produção ao ser entrevistado para a matéria da Folha.com. “O fato de reclamarem da duração do programa reforça a tese de que faltam opções interessantes na programação de domingo à noite na TV aberta”, avaliou. A “falta de opção” no domingo foi citada pela edição de domingo da versão impressa da Folha.

Crítica do R7
Duas horas após a ‘TV Folha’ ir ao ar, o R7 publicou uma crítica — sem a assinatura de nenhum jornalista do site. O portal de notícias e entretenimento da Rede Record afirmou, no título, que o programa produzido pelos profissionais da Folha de São Paulo foi um “fiasco de Ibope”, apesar de ter sido “anunciado com alarde”. O R7 ainda publicou que, até a publicação do texto, ninguém da Folha e do UOL tinha divulgado a audiência da ‘TV Folha’.