O senador Walter Pinheiro (PT-BA) conheceu nesta terça-feira (21), na Suécia, soluções para levar banda larga a áreas distantes de grandes cidades. Pinheiro esteve em Kista, um distrito de Estolcomo conhecido pelo seu amplo pólo tecnológico, com mais de 350 empresas, com destaque para aquelas que desenvolvem tecnologia de comunicações sem fio.

Pinheiro foi buscar parcerias para implantar no Brasil uma rede de transmissão de dados a partir da faixa de freqüência dos 450 MHz, a mesma utilizada com sucesso no país europeu. “Com os serviços de comunicações chegando nessas áreas remotas, fica possível monitorar florestas, estradas e o clima, além de fornecer mais apoio para a agricultura, segurança, educação, saúde, pesca e transporte. No Brasil, teremos uma nova licitação da Anatel em abril, e poderemos abrir o mercado para empresas que operam nesta freqüência”, destacou Pinheiro.

O acesso aos serviços de telecomunicações também possibilita a implantação de centros integrados de emergências e monitoração. Na Suécia, Pinheiro conheceu alguns destes centros, onde foi buscar cooperação para a implantação de estruturas similares no Brasil. “Estamos montando um novo programa brasileiro de defesa civil e já temos recursos garantidos para fazer centros como estes em diversas cidades, a exemplo de Salvador, na Bahia, onde pretendemos prestar serviços de atendimento através de um único número de contato para o Samu, polícia, bombeiros e defesa civil, monitorando também o transito e o clima”, destacou o parlamentar.

Em sua agenda na Europa, o senador líder do PT no Senado tem buscado também atrair empresas nas áreas médica e de comunicações para o Parque Tecnológico que será inaugurado ainda este ano em Salvador. Ele também vai participar do GSMA Mobile World Congress 2012, na Espanha. Ontem, Pinheiro participou de uma reunião no Parlamento da Suécia e conheceu a unidade central de atendimento do serviço de emergência sueco.