WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


ITABUNA – TREITEIRA, MALANDRA E PREGUIÇOSA.

Por que Itabuna não procura crescer para além da BR-101, onde tem muito do seu território?

Malandragem ou preguiça?

Zé Nazal, sozinho contra o resto.

Itabuna tem novo prazo para discussão de limites territoriais

Apesar dos avanços com a formatação das propostas pelos representantes de Ilhéus e Itabuna, terminou em impasse a quinta rodada de reuniões para discussão dos limites territoriais entre as dois maiores municípios da região, com a participação de técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), no Centro Administrativo Firmino Alves.

Na oportunidade ficou acertado um novo encontro entre técnicos da SEI, do IBGE e da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa, em Salvador, num prazo de até 45 dias, quando a questão voltará a ser debatida com representantes de 26 municípios da região que vão discutir conjuntamente a revisão dos limites territoriais.

Com isso Itabuna ganha um prazo de 30 dias para encaminhar uma proposta técnica sobre a questão de limites das faixas territoriais na Califórnia, no Cerrado e na BR-415. Uma questão levantada pelo Secretário de Planejamento, Fernando Vita, sugeriu que Itabuna recebesse de Ilhéus uma parte do seu território incluindo o Centro de Pesquisas do Cacau, oferecendo como compensação a implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia, numa área contígua ao território ilheense.

Já o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Marcelino, considerou que a solução da questão dos limites territoriais deveria ser definida em consenso e direcionada para o desenvolvimento regional, levando em conta a integração das duas maiores cidades da região. Para o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, a questão deve ser discutida nos aspectos econômicos, políticos e sociais, uma vez que a cidade de Itabuna tem tido uma expansão natural em direção ao território ilheense como acontece no bairro da Califórnia e na BR-415, que aponta para a conurbação entre as duas maiores cidades da região.

Para Antônio Cunha, da SEI, Itabuna e Ilhéus são cidades complementares entre si e sem duvida o núcleo itabunense funciona como um grande centro regional de comércio, se configurando com um dos maiores polos urbanos do estado e em franca expansão, com uma frente de urbanização que precisa ser regulada. Já Walmar Alexandria, também da SEI, vê avanços no processo de negociação, em que pese o chefe de gabinete da prefeitura de Ilhéus, José Nazal ter rejeitado a proposta apresentada pelos representantes de Itabuna.

Manoel Lamartin, do IBGE, observou que Itabuna e Ilhéus foram os municípios que receberam maior atenção da comissão que estuda a redefinição dos limites territoriais. Ele também destacou que estava previsto que o consenso não aconteceria em função das posições divergentes entre os representantes dos dois municípios. Depois da elaboração dos projetos pelos técnicos da SEI e IBGE a questão será votada na Assembleia Legislativa e o projeto depois de aprovado será sancionado pelo governador Jaques Wagner. (Fonte: Prefeitura de Itabuna).

16 respostas para “ITABUNA – TREITEIRA, MALANDRA E PREGUIÇOSA.”

  • DANILO says:

    Não é possivel que Ilhéus venha perde território para Itabuna. Nós ilhenses não podemos permiti que isso aconteça.

  • NOTARIUS says:

    Blogueiro,

    Quero só ver de camarote, se Ilhéus vai perder mais área para Itabuna, principalmente a Ceplac. Notarius

  • funcionário says:

    ESTE É O RESULTADO DA CIDADE ELEGER UM PREFEITO FRACO E INOPERANTE

  • ilhéense says:

    Sarrafo:

    Ilhéus já perdeu:

    1. Arrecadação,
    2. Prestígio político;
    3. Vôos;
    4. Produção de Cacau;
    5. Empresas do Pólo de Informática;
    6. Empresas do Pólo Moageiro;
    7. Embratel;
    8. Um time no Campeonato Bahiano;
    9. PETROBRÁS;
    10. Vergonha;
    11. Brios;
    12. População;
    13. Presença na Assembléia Legislativa
    14. Presença na Câmara de Deputados;
    ………………………………..
    ………………………………..
    ………………………………..

    Território.

    Eta Prefeitozinho perdedor este Newton.

  • Jorge Luiz Araújo dos Anjos says:

    Culpar apenas o atual prefeito, é uma conclusão desprovida de qualquer base no cenário atual e passado.

    A responsabilidade de defesa dos interesses de uma comunidade, deve ser parte integrante do dia a dia de todos, principalmente das Instituições Comunitárias.

    Temos dezenas delas em nossa Cidade, e até o momento não se pronunciaram. Os politicos, quando não demonstram neutralidade, ficam sugerindo criação da “Região Metropolitana”, como desculpa pelo medo em declinar seu posicionamento a favor da legalidade.

    Querem acender uma vela para Deus e outra para Satanás.

    Que me perdoem os bons itabunenses, mas a tentativa em anexar parte de nosso Municipio ao seu território, é um dos maiores absurdos que poderiam pleitear.

    É o cumulo do cinismo e muita cara de pau.

    Para os pessimistas de plantão, que não conseguem ou recusam-se a enxergar as excelentes perspectivas para o desenvolvimento do nosso Municipio, que guardem para si seus pensamentos e palavras negativas, ou melhor, mudem de Cidade ou até de Estado.

  • Cidadão says:

    Sarrafo…..

    Isso tudo me deixa indignado!!! Gostaria de poder ajudar a fazer alguma coisa para não deixar esse tipo de coisa acontecer. Não consigo ver tudo isso acontecer de braços cruzados!!!!!!!

  • Nildo Conselheiro says:

    Guy

    As duas coisa preguiça e malandragem, eles não se conformam que Ilhéus tem uma vasta área, e eles poucas.
    O problema dos Itabunense, é que eles querem a praia de Ilhéus, mas vão ficar querendo!
    Os governantes de nossa cidade, tende tomar uma posição rustica em relação ao comportamento desonesto do Governo de Itabuna, eles estão brincando com o povo de Ilhéus, isso é uma falta de respeito com o povo desta cidade. Cadê os Deputados que levaram os votos da cidade, cadê a justiça de Ilhéus que não toma uma providência.
    Se eu fosse prefeito desta cidade, moveria seus e terra para mostrar aos governantes de Itabuna que o povo desta cidade merece respeito, e que invasão de terras alheias é crime.
    Se o governo de Ilhéus quiser ceder, é uma coisa mas querer na tora é outra coisa.
    Já está na hora do povo de Ilhéus entrar em ação contra as atitudes ilegais das pessoas oportunistas da cidade vizinha.

  • Kalif RabelO.PRÁ QUE SERVE A SOCIEDADE ORGANIZADA DE ILHÉUS says:

    A sociedade organizada de Ilhéus, não manifesta.Cadê a ACI,Rotary, Maçonaria,gueto do atrazo.Essas reuniões já veem acontecendo a mais de dois anos.A ACI-Itabuna, tendo a frente o dinâmico médico, empresário Eduardo Tarik Fontes, vem articulando junto a Deputados, Governador, a criação da Região Metropolitana de Itabuna x Ilhéus.Como também a construção da nova ponte de Ilhéus, duplicação da rodovia BR 415.Já participei a convite do amigo empresário de várias reuniões, com Secretários de Governo de JW em Itabuna.Apesar dos inúmeros convites feito as várias entidades de classe de Ilhéus, nunca nenhuma fes presente as reuniões.A ACI-Itabuna, é presente.Vai ao governador, fala com o governador, vai a Brasília, reinvindica melhoramentos para Itabuna e consegue.Enquanto isso temos um Prefeito e Secretários ‘INOPERANTE’deputada estadual e deputado federal omissos.Ilhéus sem representação política.O povo de Ilhéus mereçe pela omissão, pela falta de compromisso de nosso Prefeito, do Legislativo do Judiciário.Vai acabar perdendo as terrs para Itabuna, e vai chorar o leite derramado.Não tem nada mais a fazer, a decisão agora é política e Itabuna saiu na frente, já marcou gol , enquanto Ilhéus espera a prorrogação do tempo.Vai ser instalada uma CEI na AL da Bahia para estudar a anexação do teritório de Ilhéus a Itabuna.Já sei o resiltado!”E ividente que toda CEI é enrabar todo mundo”.”A derrota é orfão e a vitória cheia de pais”.

  • Carlos Alberto says:

    Kalif esqueceu de falar de Jabes, ele não é o tal, tem influência e etc e tal, precisamos demais de politicos pois em Itabuna eles estão unidos, mais ele não esta nem ai pois foi no governo dele que perdemos a petrobras e outras coisas mais, inclusive território e água.

  • amigo dele says:

    Guy

    OS POLÍTICOS DE ILHÉUS SÓ PENSAM EM SEUS PRÓPRIOS UMBIGOS, ELES TRABALHAM EM PRO DE SEUS RESULTADOS. OS DERROTADOS QUEREM CARGOS, MENSALÃO, LICITAÇÃO E 10% DO DÍZIMO, DESVIO DE VERBA PÚBLICA, DESVIO DA MERENDA ESCOLAR, DESVIO DO DINHEIRO DA SAÚDE E COBRANÇA DE PROPINA , ATÉ O PARQUE QUE COLOCARAM NA CIDADE NO FIM DE ANO, SÓ COLOCOU PORQUE O DONO PAGOU A UM SECRETÁRIO 2 MIL REAIS.

    É UM ABSURDO ILHÉUS SÓ TEM POLÍTICOS MALANDRO, QUANDO NÃO É O NEPOTISMO, SÃO PESSOAS QUE SÃO USADAS COMO LARANJAS, PARA AUMENTAR A RENDA DO POLÍTICO.
    CADÊ ELES NESTA HORA? ELES NÃO ESTÃO NEM AI, ELES QUEREM É DIN DIN.

  • curioso says:

    O NOME DISSO NADA MAIS É DO QUE: “ROUBO DE TERRA”

  • Kalif Rabelo:O PREFEITO DE ILHÉUS É NEWTON LIMA!!! says:

    Meu Caro,
    Caros Alberto

    O Prefeito de Ilhéus “INOPERANTE” é Newton Lima.Quem fez a doação de território a Itabuna local onde esta localizado o bairro Califórnia foi AO.A Petrobras, quando deixou Ilhéus o prefeito era João Lyrio, Jabes era deputado Federal.Água é da União responsabilidade do Ministério de Minas e Energia e Marinha.A Petrobras deixou Ilhéus, não foi por inércia de políticos, já tinha a Petrobras as instalações prontas de bombeamento de Jequié a Itabuna. O Porto do Malhado já não suportava mais os navios atracados, com gás e petróleo.O Moinho de Farinha de Trigo,Governador Paulo Souto, fez uma doação a Bunge empresa Argentina um porto privativo em Aratu, de graça sem custo algum 0800 até injeção de água na testa.Jabes não tem mandato político, tem influência política e verbas que estão sendo liberadas para Ilhéus, Jabes é quem intermédia as liberações para o Município que esta inadimplente com a União.O prefeito “INERTE E INOPERANTE” é Newton Lima!
    Pesquisa meu caro, para não escrever abobrinhas!
    Kalif Rabelo

  • Emanoel Alves says:

    Sou de Itabuna e não mim coloco dentro dos aproveitadores acima citados pelos meus amigos ilhénses.Vejamos bem: fui eu que por livre expontania vontade mostrei o (MARCO ) em discução dos limites entre os dois municipios, segundo em 1990 seria desmanbrado do municipio de Ilhés os distrito de Banco da Vitoria e do Salobrinho e criado um novo Municipio, do mesmo jeito que desmembraram São José de Buerarema, seria criado este municipio, é só ver na revisão que foi feito de todos os distritos de Ilhéus e ver como foi criado os Bairros do Banco da Vitória e Salobrinho.O que eu sinto hoje é uma oportunidade de um certo canditato a prefeito de Itabuna em aparecer na midia aproveitando este momento, enquanto isto em Ilhéus não aparece ninguem que queria brigar por seus intereces, Meu amigo Nasal tem feito muito representando o municipio de Ilhéus, mas como conheço as pessoas que estão a frente destes projetos e sei como foi criado muitos municipio através da camara dos deputados, dentre eles o propio municipio de são José da Vitória, a sociedades ilhénse deveria se unir e fica atenta para este momento que poderar se tornar histórica para todos da cidade.Nas reuniões sempre estão um verdadeiro “Batalhão” de Itabuna e de Ilhéus sempre meu amigo Nasal.Itabuna conseguiu colocar um deputado estadual na comissão Especial de Assuntos TERRITORIAS, e Ilhéus? Nada.
    Não venha criticar os itabunenses.
    Emanoel Alves

  • Nildo Conselheiro says:

    Guy

    É lamentável o que está acontecendo em Ilhéus, estamos preste a perder nosso território para a cidade de Itabuna, por motivo de ganancia do povo vizinho, e as autoridades de Ilhéus não se move.
    Quero saber dos políticos da cidade porque só Nazal está a frente desta batalha, estamos sendo roubados e os políticos de Ilhéus não se pronunciam em defesa da causa.
    Os oportunistas da cidade vizinha comparecem todos nas reuniões, de Ilhéus só Nazal, me faça uma garapa de jiló…
    Está comprovado que a cidade de Ilhéus é terra de gente frouxo, de ovelha, o povo não briga por seus direitos, só importa com fuxico e fofoca.
    Os candidatos que pretendem disputar uma vaga, seja ela no Legislativo ou Executivo, deveriam se importar com essa questão e não só em suas candidaturas porque, se Ilhéus perder território perde também verba, ai vai doer no bolso dos Excelentíssimos.

    Vamos todos a luta, não importa de que partido político seja ou de grupos adversários. Esta causa é de todos, vamos deixar o egoismo de lado temos que defender nossa cidade e nosso povo.

    Parabéns; NAZAL PACHECO…. Vc é merecedor do seu cargo, eu gostaria que Ilhéus tivesse mais homens com a mesma coragem e vontade de trabalhar como a sua.

    Vc seria um forte candidato a prefeito desta terra…que pena que isso ainda não aconteceu, o povo não sabe o que está perdendo!!!

  • Carlos Manoel Lima says:

    http://shorttext.com/fiGekAwbs
    Tb há burloes outros em Ilheus

  • Souza Neto says:

    É querer que a mãe também ofereça seus próprios intestinos aos filhos!

    Ilhéus é mãe de todas essa Região. Deu origem a todas as cidades que hoje existem! Como querer que ceda mais do que já cedeu!?

    Temos aí um caso seriíssimo de ingratidão!

Deixe seu comentário

anuncie aqui

Carregando...

Tabela do Brasileirão

contador free

nao basta

Webtiva.com // webdesign da Bahia
fevereiro 2012
D S T Q Q S S
« jan   mar »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia