Por Wagner Gentil

Os últimos lances dos Secretários de Governo Municipal de Ilhéus nos levam a crer que está em andamento um dos maiores golpes de todos os tempos contra o povo de Ilhéus. 

A cidade está completamente abandonada a sua própria sorte; o índice de descontentamento da população está chegando a limites insuportáveis, hoje, em meu taxi, foi um dia inteiro de reclamações contra nossos representantes e contra os serviços básicos de limpeza pública. Tocaram o Pau no prefeito “banana” que não consegue controlar seus cafiados nas muitas diversas secretarias de governo; o ocaso desse governo, próximo, está provocando um salve quem puder e estão todos não mais se preocupando com o que fazer, mas, sim, com o que levar. Se a sociedade organizada não se movimentar o próximo governo, se muito, achará apenas prédio da Prefeitura.

Eu sei que quando se fala em guerra no Brasil, por nossa geração nunca ter vivenciado uma, ninguém tem a exata noção do que seja, mas são períodos de uma instabilidade civil desgraçada o que vivemos e é mais ou menos o que estamos sentindo em relação ao índice de descontentamento com este governo que não governa, ele REINA; são depostas em desabalada caçada ao tesouro. É um vamos Quebrar o pote que o fim está próximo. A população já começou a sentir este clima e assiste sem saber o que fazer, mas, mesmo assim, parece não esta com vontade de fazer nada para que o saque seja interrompido .

Precisamos do socorro da imprensa, dos grupos organizados, dos que possam ouvir este grito e se movimentarem procurando ajuda; Precisamos de quem saiba como acionar o Ministério Público, a PM, a Policia, O IBAMA, porque os bichos estão voluptuosos em cima da carniça e se não houver um basta Ilhéus será ingovernável por quem quer que seja. 

Os piores secretários do Momento na boca do Povo é o do LIXO e o do Turismo e lá da casa do povo não se houve nem gemidos. 

Da para perceber, é palpável, que vivemos em Ilhéus uma cultura do medo, cidadãos comuns ao levantarem a voz seja porque motivo for imediatamente é ameaçado, intimidado e contido, por aqueles que detém o poder; ora, do jeito que está não se consegue movimentar neste tipo de regime, é difícil, pois, sempre aparece alguém, um preposto do poder, que com índole prepotente e arrogante o suficiente, ali estrategicamente colocado, para nos apontar a arma e nos ferir de morte. Esta é a estratégia que esta sendo praticada pelo Governo de Nilton em Ilhéus.

Os cidadãos Ilheenses tem a obrigação e o dever de se juntar contra este modus Operandi, juntar-mos-nos para não sermos todos massacrados e passarmos muitos anos enclausurados em um casulo econômico que não nos deixará ser governado por ninguém, a exemplo do que já acontece, há tempos, na Secretaria de Saúde; que seja lá quem for o bom não conseguirá administrá-la, o rombo econômico, via roubo, é muito grande e o buraco tão profundo que terão que se passar por vários governos, engessados, numa tentativa insana de erradicar os problemas financeiros sem fazer absolutamente nada em beneficio do povo.

Existe dentro do Palácio Paranaguá um trafico de influencia de proporções catastróficas e tudo indica a coisa está sendo orquestrada para que o povo, revoltado do jeito que está, acabe levando ao poder determinado grupo político que já se comprometeu a não realizar qualquer tipo de auditoria mais profunda; isso nos levará a um sucateamento jamais visto e até lá o “velha raposa”, novamente eleito, com ares de Sassá Mutema será carregado pelo povo como o Salvador da Pátria. Meu Deus, será que ninguém tem a lucidez de perceber isso? – a raposa esta infiltrada e corre bairros dias e noites com seus dentes amarelos de orelha a orelha e seus óculos sempre embaçados para que o povo não possa enxergá-lo em seu fundo. O clima de já ganhou está fazendo correr, prematuramente, para ele, como a um imã, todos os canalhas sem bandeira e sem pátria de Ilhéus. Acordemos! – Precisamos combater o culto de personalidade, e a falsidade ideológica: de que só aquele individuo é capaz e que só no governo dele tem feito coisas para Ilhéus. 

Há quem não observe mas o município já começou uma prática criminosa de se recorrer a serviços sem licitação, eles deixam a coisa chegar a tal ponto de saturação que fazem contratações sem licitações, temos exemplos recentes, ou seja, a falta de Licitação e de Contratos que espelhem a transparência do poder público na hora de transferirem certos serviços (públicos) à iniciativa privada. Estes procedimentos são quase sempre fraudulentos, feitos na “calada da noite”, cheios de segredos e sigilos, quando deviam ser públicos, abertos a toda sociedade civil e ao público. Veja que contratos estranhos que não surtem efeitos foram realizados para sanear o recolhimento de lixo.

Por isso, eu convido à todos os Ilheense, se puderem e quando poderem, a se manifestarem, aqui, na rua, no Bar, nas esquinas, com os namorados, cônjuges, patrões; em qualquer dia, em qualquer hora, a partir desse dia: a manifestarem o seu desejo de cidadão ou o sonho de viverem numa Ilhéus onde não haja proibição na hora e no momento de se questionar aquilo que o poder Municipal tem feito e deve fazer para a Sociedade.

Que todos dêem o seu grito de Liberdade, pelo direito de manifestarem-se e gritarem, qualquer som vindo do fundo de vossos espíritos. Como, por exemplo:

FORA O SR. GERSON MARQUES!
FORA O SR. PAULO MOREIRA!
FORA OS CORRUPTOS DESSE GOVERNO!
ABAIXO O PREFEITO NILTON LIMA!