WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
embasa


SERRA GRANDE JÁ TEM DONOS: GUILHERME LEAL E RENATO GUEDES.

Coluna Tempo Presente de Levi Vasconcelos, jornal A TARDE 24/04/2011.

 

OS DONOS DE SERRA GRANDE.

O escritor João Ubaldo se posicionou contra a ponte e se redimiu quando viu que quase a unanimidade de quem mora na bela e abandonada Ilha de Itaparica é a favor.

Falta Caetano Veloso fazer o mesmo com  Ilhéus, onde 83,6% da população, segundo pesquisa da  Compasso, divulgada pela imprensa local, são favoráveis ao Porto Sul, seja na Ponta da Tulha, ou em Aritaguá (Ilhéus). O motivo é óbvio. A região, sofrida com a falência do cacau, vislumbra novos horizontes. E não há sinais que a indústria turística, aliada de ponta dos ambientalistas, tenha arrefecido seu ânimo por causa disso.

Muito pelo contrário, Guilherme Leal, um dos sócios da Natura, que no ano passado foi candidato a vice-presidente de Marina Silva, do PV, e Renato Guedes, dono do luxuoso Txai Resort, onde o presidente francês Nicolas Sarkosi e a esposa Carla Bruni, se hospedaram, já compraram todas as fazendas, sítios e imóveis, cujos proprietários quiseram vender, no bucólico povoado de Serra Grande (Uruçuca), a 15 km do local do porto, de onde se vislumbra panorâmica visão do belíssimo trecho do litoral entre Ilhéus e Itacaré.

Os dois integram o time dos que não querem ver o Porto Sul na Tulha. Mas nem por isso desistiram de serem os donos da Serra.

DEBATE PÚBLICO.

A pretexto de não deixar  Serra Grande ‘se transformar numa Porto Seguro’, Guilherme Leal e Renato Guedes querem impor um plano diretor. O prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite, exigiu debate público, que vai acontecer no início de maio, apesar do lugar estar praticamente privado: aguarda a boa vontade deles para receber terras a fim de implantar escolas e afins.

– O município não tem um palmo de terra lá. E eles se comprometeram a doar. Mas acho que estão esperando o plano diretor ser aprovado, como se fosse uma troca.

9 respostas para “SERRA GRANDE JÁ TEM DONOS: GUILHERME LEAL E RENATO GUEDES.”

  • Degas says:

    A denúncia é muito grave.

    Mas carece de mais dados: quanto de terra eles compraram? Exatamente onde? A reportagem é muito incompleta.

    Degas

  • O Sarrafo says:

    É o fio da meada, que todo mundo fala e comenta. Agora é só puxar.

  • jose carlos says:

    Voltou o tempo do coronelismo na região .” O CORONELISMO DOS ECO AMBIENTALISTAS ” ISTO EM PLENO SECULO XXI ,
    ELES PODEM FAZER CONDOMÍNIOS RURAIS DE ALTO LUXO , SERÁ QUE POSSUEM LICENÇA AMBIENTAL !!!! PARA TAIS EMPREENDIMENTOS!!!

  • Ed Ferreira says:

    Caro Sarrafo
    Venho a muito tempo expondo esta maracutaia. Na verdade o Guilherme Leal já adquiriu quase que todo entorno de Serra Grande, principalmente na parte litorânea. Somando o total das áreas adquiridas pelo litoral que somam 280 ha. O mega projeto deles são bangalôs construídos em meio à vegetação onde o metro quadrado custa US3000.000,oo de Euros (MODUS VIVENDIS EMPREENDIMENTOS). Na hora de tirar a documentação e pagar os impostos, o mesmo pediu isenção a Prefeitura de Uruçuca, alegando que em breve estaria construindo hotéis e dando emprego para a população de Serra Grande, enganou a todos. Existem outras maracutaias mas as pessoas temem em abrir a boca. Aquela foto que fiz o ano passado, se hoje fosse feita novamente não mais seria reconhecido, há um grande números de novas intervenções.

  • O Sarrafo says:

    Caro Ed:
    Aqui no Sarrafo sempre disse que essa luta contra o Porto Sul, não tinha nada de ambiental.
    Coitados de poucos ambientalistas sérios, e alguns traquinos, que estão fazendo bem o papel de dar esse cunho ambiental, na cortina de fumaça que envolve essas transações.

  • caro, José Carlos só existe liberação para o porto do pó como dizem os recebedores de propinas vestidos de ambientalistas o cheiro de trambiques sai de serra grande até a capital só não ver quem não quer na área deste povo, existe tudo de legal, por baixo dos panos acontece de tudo meu amigo.Pode ter certeza que papel eles deve ter de toneladas de tudo certo.

  • THiago says:

    Como sempre uma análise superficial da situação.
    Discordo de todo tipo de concentração fundiária, que só agrava ainda mais a situação social do nosso país e que tem como consequência o êxodo da população rural para a zona urbana.
    No entanto, dizer que o fato dos referidos empresários terem comprado terras em Serra Grande é crime isto é no mínimo falta de informação. Deste modo então a Veracel Celulose comete crime por concentrar sob seu domínio mais de 1 milhão de hectares no sul da Bahia?!.
    A vinda do Porto Sul não vai acabar com a especulação fundiária e imobiliária, que por sinal já vem acontecendo em toda a cidade deIlhéus, principalmente na Zona Sul, onde podemos perceber um processo de verticalização urbana afim de maximizar os lucros com menor uso possível do espaço urbano.
    Quanto à cidade de Uruçuca elaborar um plano diretor, isto é necessário e urgente, assim como a cidade de Ilhéus, que possui um Plano Diretor feito às pressas e ainda não regulamentado. Talvez se a cidade de Uruçuca tivesse um Plano Diretor essa concentração de terras pudesse ser impedida. Assim como precisa ser freada as construçoes de edifícios na cidade de Ilhéus, pois deste modo em breve teremos toda a nossa orla, inclusive do Pontal, tomada por prédios e condomínios que serão em sua essência segunda residência das classes mais favorecidas que vem a Ilhéus passar férias no verão.
    Perguntemos: Quantos terrenos a Cicon e demais construtoras já acumulam em Ilhéus?

  • O Sarrafo says:

    Quanta inocência. Será que não deu para perceber que esta criação de Plano Diretor para Uruçuca, tocado aos moldes dos respectivos senhores, é para formar uma nova Capitania?

  • esse Thiago é o represente do satanás

Deixe seu comentário

contador free

nao basta

Webtiva.com // webdesign da Bahia
abril 2011
D S T Q Q S S
« mar   maio »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia