WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


EDITORIAL DO JORNAL BAHIA ON LINE.

Editorial: o deputado ou o coronel?

Deputado Santana, exemplo de um parlamentar sem noção. Pobre de quem votou nele.

Esperava-se uma postura mais polida do deputado-coronel Gilberto Santana ao falar sobre sua proposta de tomar de Ilhéus para Itabuna o bairro universitário do Salobrinho. E não apostem tanto que o seu real objetivo seja o de ajudar o povo sofrido daquele bairro. Nem o seu repentino interesse pela mudança de poder do centro-pensante da região, a Universidade Estadual de Santa Cruz. O objetivo mira nas cifras em impostos que envolvem os dois supermercados. Além, obviamente, de querer subir no palanque já visando as eleições itabunenses de 2012.

Ao agir de forma truculenta contra o sentimento do povo de Ilhéus que ajudou a elegê-lo, o deputado-coronel apresenta-se mais como coronel do que como deputado. Pensa que ainda exercita o seu poder do comando dos quartéis e vê em cada um dos seus eleitores um soldado-raso que tem por obrigação bater-lhe continência. Não é mais assim. Os tempos mudaram. Tanto que, pelo processo livre e democrático, muitos o escolheram nas urnas. Mas, todos, certamente, lhe deram o poder de debater, ao invés de impor. De ouvir e não só falar.

Que ironia a do nobre coronel. Ele que destaca em suas palavras o fato de os dois supermercados estarem “a 800 metros de Itabuna e a 22 quilômetros de Ilhéus” resolveu escolher a cidade mais distante para avaliar a qualidade da gestão pública. Não viu o que, de fato, está diante dos seus próprios olhos. Não enxergou que, ali, muito mais próximo, talvez antes mesmo que os 800 metros que separam os supermercados das primeiras casas de Itabuna, a incapacidade administrativa do Nilton de lá não se pareça tão diferente da inoperância alardeada por ele próprio sobre o Newton de cá.

Bastava ir aos bairros de Itabuna, cidade que sonha em administrar, ouvir a população a respeito dos serviços essenciais oferecidos pelo governo que ele próprio apóia. Saber como andam a saúde, a educação, os serviços de coleta de lixo, o saneamento básico, por exemplo, e perguntar se os moradores do bairro de Fátima e de tantos outros não gostariam também de mudar de cidade. Ou estaria o abandono do Salobrinho diferente do abandono do Pontalzinho?

Se há algo que hoje ainda aproxima as duas cidades mais importantes da região é a miséria estabelecida ao longo dos anos, desde os tempos da ditadura – que tantos que hoje se apresentam como democráticos defenderam -, até a falta de vontade ou de interesse dos mais recentes personagens eleitos democraticamente para promover a transformação que a sociedade sempre tanto almejou.

O deputado-coronel precisa rever seus conceitos. Se o objetivo era dar um outro rumo a um mandato até então perdido e apagado e trazê-lo para os holofotes com um debate mesquinho da divisão, do preconceito e da discórdia, ele até conseguiu.

Mas é preciso que saiba que não precisava “viajar” 22 quilômetros para encontrar tanto descaso com o povo. Bastava ir ao início da rodovia Itabuna-Ilhéus para ver, com os seus próprios olhos, que a incompetência é generalizada. Mas é uma ferida que não se consegue cicatrizar com um ato imposto, um gesto arrogante ou uma medida intempestiva.

Todo esse caos, deputado – que não é só de Ilhéus e precisa ser combatida com grandeza em todos os cantos desta Nação -, é fruto de uma praga gerada muitas vezes por eleitores que ainda não aprenderam a votar e trocam o respeito por 10 ou 20 reais no dia da eleição. Acham que foram comprados por um dia. Mas a compra vale, no mínimo, por quatro anos.

2 respostas para “EDITORIAL DO JORNAL BAHIA ON LINE.”

  • ilheense says:

    Em época de eleição todo mundo é bom!O Deputado Coronel Santana quando quis se eleger Dep. Estadual, tornou-se “amigo” de Ilhéus, colocou vários outdoors na cidade (até mesmo agradecendo, depois das eleições pelos votos na cidade)e prometeu fazer o bem para nossa região.Agora quer invadir a cidade tirando até o Salobrinho do nosso município, descaradamente alegando ser da vontade dos moradores desse bairro que trabalham em Itabuna. SENDO ASSIM vamos então tomar o Arraial de Tabocas de volta porque tem muitos habitantes que também trabalham em Ilhéus (como o inverso é verdadeiro). Portanto a justificativa foi RIDÍCULA!
    Eles querem na verdade mais dinheiro para colocarem “debaixo de seus colchões” porque Itabuna está saqueada por esse grupo.Ninguém pense que querem o melhor para a população, porque não é: A arrecadação dos impostos é o que desejam, mas para seus “bolsos”.
    QUE BURRICE SR.DEPUTADO CORONEL GILBERTO SANTANA é pensar pequeno, pois quero ver se depois dessa alguém de Ilhéus lhe dará o voto!Só falta agora eles puxarem o limite até o Banco da Vitória, depois o Vilela…VÃO TRABALHAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO,PORQUE SÃO MUITO BEM PAGOS PARA ISSO!

  • ilheense says:

    Agora me diz: Cadê a Deputada omissa Angela?Cadê a sua luta por Ilhéus?

Deixe seu comentário

contador free

nao basta

Webtiva.com // webdesign da Bahia
abril 2011
D S T Q Q S S
« mar   maio »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia