Tilápia em Destaque

Peixe é estrela em festival gastronômico da Bahia

De 19 de abril a 9 de maio, a Bahia é anfitriã do Festival da Tilápia. Promovido pela Bahia Pesca, empresa ligada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) com apoio do Sebrae, o festival reúne 28 restaurantes em Salvador, Camaçari e Ilhéus que criaram pratos específicos para o projeto.

Este é o segundo ano do festival. Com carne branca e de sabor suave, restaurantes como Mar Aberto (Ilhéus) Porto Brasil, Ki Mukeka (Salvador e Camaçari), Jerimum, Mercado Bar, Baby Beef, All Saints, Pampas Steak, Sushi Deli, Donana, Deli & Cia, Caranguejo de Sergipe, Oliva Gourmet, Spaguetti Lilás e Gibão de Couro apresentam receitas com o peixe assado, grelhado e cozido.

Participante do festival no ano passado, o Ki Mukeka, que este ano serve o filé de Tilápia ao Chef, colhe os louros do prato apresentado no ano passado. A moqueca de tilápia, ainda hoje é um dos pratos mais pedidos no restaurante.

O presidente da Bahia Pesca Isaac Albagli afirma que “o festival, além de divulgar as diferentes aplicabilidades da tilápia na gastronomia, mostra o resultado do trabalho social dos inúmeros projetos de piscicultura da Bahia Pesca no interior do Estado.” Para tanto, haverá cursos de capacitação e manuseio da tilápia para garçons, auxiliares e chefes de cozinhas. “O festival da tilápia vem com o propósito de enobrecer a carne do peixe na gastronomia e gerar sustentabilidade para o setor de aquicultura familiar”, revela o presidente da Abrasel, Luiz Henrique do Amaral.

O pescado oferecido nos restaurantes participantes de Salvador será oriundo das cooperativas de pescadores do interior do estado. A idéia do festival é o de tornar a tilápia um peixe conhecido no mercado consumidor baiano, e, ao mesmo tempo, oferecer aos produtores, oportunidade de comércio.

Hoje a Bahia é o maior produtor de tilápias da região Nordeste. Para ampliar ainda mais essa produção, a Bahia Pesca desenvolve uma série de projetos no interior do estado, realizando o povoamento de aguadas públicas e a implantação de unidades demonstrativas de tanques-rede.

A Bahia Pesca apóia e participa com estande da II Expopampa, no Parque de Exposições de Ilhéus, e do Festival Sons & Sabores do Mar.Neste último,o restaurante Mar Aberto tem no cardápio Iscas de Tilápia ao Molho de Frutas Tropicais.