Ônibus escolar foto Clodoaldo Ribeiro

No mês passado, como resultado de convênio com o Ministério da Educação, através do Programa “Caminho da Escola”, a Prefeitura de Ilhéus adquiriu cinco ônibus, dois dos quais estarão, dentro de no máximo 15 dias, servindo aos alunos que estudam nas unidades nucleares de Santo Antônio, Japu, Couto e Sapucaeira. A informação é da secretária municipal de Educação, professora Lidiney Campos, que chama atenção para o fato de que os veículos serão fundamentais para garantir a segurança dos alunos, bem como para contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando o acesso e a permanência na escola dos estudantes da educação básica da zona rural do município.

Lidiney Campos informa, ainda, que a Prefeitura de Ilhéus deverá receber até o final deste primeiro semestre mais três veículos (dois ônibus e um micro-ônibus). “Provavelmente, esses ônibus serão utilizados para transportar os alunos das escolas nucleadas de Castelo Novo, Aritaguá, Inema e Pimenteira. Já o micro-ônibus servirá para facilitar a participação dos estudantes do interior em atividades extracurriculares, como, por exemplo, uma visita ao centro histórico de Ilhéus”, ilustra a secretária de Educação.

Outra informação dada por Lidiney dá conta de que todos os veículos adquiridos são equipados com estação elevatória, o que valoriza a questão da acessibilidade, “atualmente, uma preocupação nacional presente não apenas nos veículos, mas, também, na arquitetura e no próprio planejamento urbano das cidades brasileiras, sempre com o objetivo de fomentar a inclusão em todos os seus níveis”, comenta.

Caminho da Escola – O programa “Caminho da Escola” foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantindo, dessa forma, a segurança e qualidade do transporte dos estudantes. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições. Desde sua criação até janeiro de 2011, o “Caminho da Escola” atendeu 3.826 municípios. No total, foram adquiridos 12.091 ônibus escolares.