WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


PROJETO DA LAGOA ENCANTADA APRESENTADO AO GOVERNO MUNICIPAL.

Em Ilhéus, projeto de revitalização da Lagoa 

Encantada é apresentado ao governo municipal

Data: 27/08/2010 Hora: 13:47:17

O projeto de revitalização social, ambiental, econômica e urbanística da área que se encontra sob a influência da Lagoa Encantada foi apresentado nesta quinta-feira (26) a vários membros do governo municipal pelo arquiteto urbanista e autor do trabalho, Frederico Costacurta.
A apresentação, que aconteceu no salão nobre do Palácio Paranaguá, contou com a presença de representantes das secretarias de Governo, Turismo, Educação, Meio Ambiente e Planejamento, bem como da Procuradoria Jurídica e da chefia de Gabinete da Prefeitura de Ilhéus.

Durante sua exposição, Frederico Costacurta afirmou que a principal finalidade do projeto é inserir a Lagoa Encantada e sua região de influência no mercado internacional de ecoturismo.

O arquiteto completou que “com essa proposta central, estaremos, obviamente, atingindo objetivos específicos, como a melhoria da qualidade de vida das populações envolvidas, a recuperação e a preservação do patrimônio sócio-ambiental, e a criação de modelo de turismo verdadeiramente voltado para as comunidades locais”.

Após falar sobre o início do projeto em 2003, bem como sobre as dificuldades para captar recursos, o arquiteto da Parkia Consultoria revelou que a Bahia Mineração decidiu bancar toda a parte de formatação do trabalho e a execução de um de seus eixos. “Por esta formatação devemos entender a descrição dos 15 programas existentes, a projeção do sistema, o dimensionamento da equipe técnica, a listagem dos equipamentos necessários e o orçamento de todos os custos envolvidos”, explica Costacurta.

Ainda, segundo ele, a Bahia Mineração também decidiu bancar o eixo educacional, que inclui três programas: suporte às escolas, educação ambiental e centro de cultura e esporte. Eixos – Além da educação, o projeto de revitalização da área de influência da Lagoa Encantada possui outros quatro eixos: gestão, ecoturismo, qualidade de vida e ocupação e renda.

Entre os programas, destacam-se a gestão de resíduos sólidos, a formação de comitê gestor (responsável pelo marketing, administração e recursos humanos), o desenvolvimento de esportes náuticos e a criação da Central de Artesanato de Sambaituba. Frederico Costacurta informa que o trabalho de formatação teve início no mês passado e deve ser concluído em outubro. “A partir daí, estaremos buscando novos patrocínios capazes de viabilizar o restante do projeto”, adianta, acrescentando que a prospecção de recursos conta com o auxílio de esforço de comunicação, incluindo uma página na internet, a apresentação de vídeos e a distribuição de materiais promocionais.

“É importante salientar também que, uma vez colocado em prática, esse projeto será gerido pelas próprias populações envolvidas, através de instrumentos que ainda estão sendo analisados, como  associação ou cooperativa, realidade que, obviamente, envolve um prévio e permanente processo de capacitação”, esclarece. Segundo o arquiteto, outro diferencial reside no fato de que o trabalho não é uma iniciativa isolada, ou seja, apesar de independentes, os programas são interligados.

Foto Clodoaldo Ribeiro

3 respostas para “PROJETO DA LAGOA ENCANTADA APRESENTADO AO GOVERNO MUNICIPAL.”

  • Notarius says:

    Sr Guy,

    é louvavel esta iniciativa.
    Mas qualquer projeto que venha a ser apresentado a este governo, na minha opiniao é perda de tempo.
    Veja , aonde estao os projeto que foram apresentados e ficaram apenas no lancamento e divulgacao na midia, como se diz: so para a galera.

    alguns que lembro: Hotel-Escola Sesc;reforma das escolas na cidade de Ilheus,Centro-revitalizacao,asfalto e recuperacao viaria,orla sul, etc…

    Vamos olhar o passado e ver o que foi divulgado como projeto e o que de fato foi realizado? muito pouco.

    Uma pergunta, os recursos foram liberados, os recursos foram alocados?

    Seria interessante que fizesse um levantamento o por que nao foi realizado? falta de recursos, falta de competencia, desvios,DPT etc…

  • Paulo paranhos says:

    faltou o shoping a céu aberto no Centro, até dinheiro tinha e perderam. Este prefeito não esta com nada.

  • Dinho says:

    Este projeto é mais um de vários que continuarão somente no papel. A preocupação deste povo é outra. Acorda Ilhéus.

Deixe seu comentário

contador free

nao basta

Webtiva.com // webdesign da Bahia
abril 2011
D S T Q Q S S
« mar   maio »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia