Levada do COESO

Coeso promove alegria e divulga militância pelo desenvolvimento de Ilhéus

A segunda-feira de Carnaval foi animada na Ponta da Tulha, comunidade situada no litoral norte de Ilhéus. Quem garantiu a alegria foi a Levada do Coeso, que reuniu cerca de 450 foliões, contando com forte adesão de moradores da Tulha e turistas. O grupo dançou e se divertiu ao som da bateria do grupo afro Dilazenze e da banda Danados do Reggae.

O Coeso aproveitou a festa para espalhar sua mensagem de preservação do meio ambiente, desenvolvimento sustentável e crescimento de Ilhéus, com geração de oportunidades para a sua população. Aldicemiro Duarte (Mirinho), que coordena o movimento, destaca a participação da comunidade e de veranistas, que aprovaram a ação do grupo. “Distribuímos o material informativo do Coeso, que foi bem recebido e um expressivo número de pessoas vestiu a camisa do movimento”, afirma Mirinho.

Para o coordenador, a Levada do Coeso fez sucesso e deve continuar a ser realizada nos anos seguintes, promovendo não somente a alegria, mas também elevando o nível de consciência e interagindo com a comunidade. “Pulamos e cantamos ao mesmo tempo em que trabalhamos em defesa do meio ambiente, fazendo do carnaval um instrumento de conscientização, demonstrando que o homem, o meio ambiente e o desenvolvimento são essenciais à sobrevivência humana e, somente com a união desses três elementos, é que podemos progredir”, discorre Mirinho

A estudante Kalinny Viana, que preside a União dos Estudantes Secundaristas de Ilhéus e reside na Ponta da Tulha, observa que a comunidade local participou em peso da mobilização do Coeso por se identificar com as causas defendidas pelo grupo. “A proposta tem todo o respaldo de quem vive na zona norte de Ilhéus e sonha com um futuro melhor”, declarou a estudante durante a festa.

Coeso é a sigla do Comitê de Entidades Sociais em Defesa de Ilhéus e Região. O grupo reúne membros de várias classes de trabalhadores, sindicatos e representantes de dezenas de comunidades ilheenses. O movimento tem entre suas bandeiras a defesa de projetos estruturantes e que favoreçam novos vetores de desenvolvimento para Ilhéus, a exemplo do Complexo Intermodal Porto Sul.