REUNIÃO DE NEWTON LIMA E ROBERTO BENJAMIM: FOTO JOSÉ NAZAL

Em Salvador, Newton trata de vários assuntos importantes para Ilhéus.

Cumprindo longa agenda em Salvador, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, participou na manhã de ontem (9), de uma importante reunião a convite dos diretores da empresa Rio Tinto Alcan. A empresa anunciou que ainda neste semestre irão realizar uma pesquisa no município com a finalidade de obter informações precisas sobre a situação sócio-econômica e territorial, pois, com o advento da ferrovia Oeste/Leste e do Porto Sul, eles pretendem promover investimentos a partir de 2012.

Mineradora anglo-australiana, a Rio Tinto Alcan já garantiu investimentos de US$ 4 bilhões na Bahia com o objetivo de explorar a bauxita, definido esse investimento inicial na implantação de uma refinaria de alumínio no município de Amargosa, gerando cerca de 600 empregos diretos e com uma produção estimada em 1,8 milhões de toneladas/ano, somente na primeira etapa. A decisão de investir na Bahia deve-se ao fato da descoberta de uma grande reserva de bauxita em uma faixa entre os municípios de Jaguaquara e Vitória da Conquista.

Já na parte da tarde, o prefeito Newton Lima participou de uma reunião com o secretário Extraordinário da Indústria Naval e Portuária, Roberto Benjamim, além do presidente da Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Muniz Rebouças, e com o presidente da Sudic, Nilton Cruz, para tratar de assuntos relacionados com a revitalização do antigo porto e a ampliação da área do Porto de Ilhéus. Existe um planejamento do Governo do Estado para criação de marinas a cada 30 milhas no litoral baiano, e há interesse em aproveitar o espaço portuário da enseada do Pontal, na zona Sul da cidade. O município de Ilhéus apresentará proposta à Secretaria Nacional de Portos e à Codeba.

Limites intermunicipais – Posteriormente, sempre acompanhado do chefe de Gabinete José Nazal Soub, o prefeito esteve na Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), com diretora de Informações Geoambientais, Rita Maria Cruz Pimentel, para tratar sobre a revisão dos limites intermunicipais, requerido ao Estado em abril passado. A diretora informou que o órgão aguarda aprovação da alteração na legislação que tramita na Assembléia Legislativa, tendo Newton Lima argumentado que em virtude dos investimentos que estão sendo estudados para Ilhéus, a exemplo do Projeto Intermodal, é de fundamental importância essa definição. O prefeito deixou claro que deverá sempre ser respeitado os limites estabelecidos nas leis que demarcam os limites intermunicipais, de modo especial a Lei 628/53, que estabelece o território ilheense, sancionada quando existiam na Bahia cento e cinqüenta municípios.

Hoje, quarta-feira (11), dando continuidade a sua agenda em Salvador, o prefeito manteve encontro com a diretoria da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), e também com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero de Carvalho Monteiro, com a finalidade de tratar dos projetos que estão sendo desenvolvidos no bairro Teotônio Vilela, zona Oeste da cidade. E para amanhã, quinta-feira (12), Newton Lima tem nova reunião na Superintendência da Caixa Econômica Federal para resolver pendência do Programa “Minha Casa, Minha Vida” a ser implantado em Ilhéus.