Oficina alimentosOficina alimentos 03

Projeto Transformar promove oficinas de manipulação e processamento de alimentos na comunidade do Retiro

Dando continuidade as ações do Projeto Transformar, os pequenos produtores da comunidade do Retiro, participaram de uma oficina de manipulação e processamento de alimentos, ministrada por instrutores do SENAI. As aulas ocorreram nos dias 04,05 e 06 de dezembro.

Promovido pela Bahia Mineração (BAMIN) em parceria com o Instituto Aliança, o Projeto Transformar visa o incentivo à geração de renda na comunidade do Retiro e de capacitação profissional para jovens nas comunidades da Ponta da Tulha, do Ramo e Mamoan.

Depois de receberam o material necessário para a construção dos secadores de frutas e legumes, e de terem participado de uma oficina de montagem do equipamento, as cerca de 30 famílias que participam do projeto se dedicaram agora aos cuidados no manejo dos alimentos.

Além da capacitação, os pequenos produtores estão se mobilizando para a formação de uma cooperativa para fornecimento de frutas e legumes especialmente preparados para restaurantes, hotéis e mercados da região.

A comunidade do Retiro é conhecida pela sua grande produção agrícola, e, segundo os coordenadores do projeto, esta característica foi determinante para que fosse escolhida para iniciar as atividades de promoção de geração de renda do Projeto Transformar.

O Transformar

Com o novo vetor de crescimento que vai se formar na região de Ilhéus a partir de alguns investimentos previstos, como a construção do Terminal Privativo de Embarque da Bahia Mineração (BAMIN), e a conseqüente demanda no setor de serviços, a empresa decidiu investir em um projeto de qualificação profissional para o mercado de trabalho, com cursos voltados para as áreas do turismo e de manutenção predial, além de mecanismos para fomentar a geração de renda.

Com esse objetivo, a BAMIN iniciou no mês de setembro o projeto “Transformar”, que vai capacitar em sua primeira fase mais de 200 moradores da Ponta da Tulha, Ponta do Ramo, Retiro e Mamoan.

O Transformar representa o compromisso da Bahia Mineração em atuar de forma sustentável, contribuindo para o desenvolvimento econômico do município de Ilhéus, especialmente das comunidades em torno da Ponta da Tulha, área onde deverá ser construído o terminal marítimo da empresa, que está em fase de licenciamento ambiental.