O prefeito de Ilhéus, Newton Lima convoca a sociedade civil organizada e o público em geral para participar na próxima quinta-feira (10), às 15h, no salão nobre do Palácio Paranaguá, da apresentação do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) da ferrovia de integração oeste-leste, que ligará as cidades de Figueirópolis (TO) e Ilhéus (BA), totalizando mil e quinhentos quilômetros de extensão. O relatório foi encaminhado pelo Ministério dos Transportes e será disponibilizado aos interessados por meio de mídia eletrônica.

O relatório está dividido em sete partes e traz todas as informações a respeito do projeto, cuja empresa responsável é a Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, e integra o Complexo Intermodal Porto Sul, que contará ainda com Porto offs shore e aeroporto internacional. Características do projeto, planos e projetos do governo para a região, municípios beneficiados são algumas das informações contidas no relatório que será apresentado à população. A apresentação também se baseará nos resultados sobre os pontos positivos e negativos do projeto.

O risco de interferências com cavernas e o desmatamento e alterações de comportamento dos animais silvestres foram citados no relatório como pontos negativos do projeto, que aponta possíveis soluções para ambos. Já a geração de empregos para a mão-de-obra não especializada, a dinamização da economia, a redução do número de acidentes nas rodovias e a economia nas emissões de gases do efeito estufa estão entre os pontos positivos citados no relatório.