dengueInfestação de dengue vai explodir

O índice de infestação do mosquito transmissor da dengue deve voltar a subir em Itabuna e Ilhéus no próximo mês. Além das chuvas, a proliferação do mosquito Aedes aegypti deve ocorrer por falta de visitas domiciliares regulares.

Em Itabuna, existem moradores que não recebem visitas do agente de endemias há cinco meses. No município, muitos bairros ainda apresentam índice de infestação acima de 15%.

Uma fonte da Secretaria de Saúde de Itabuna ouvida pelo Jornal das Sete, da Morena FM, afirmou que a partir da segunda quinzena de novembro a infestação de larvas do mosquito deve chegar a 30% em muitas localidades.

Em Ilhéus, a situação também é preocupante, pois o índice infestação do Aedes aegypti pode chegar a 15% no próximo mês em alguns bairros. Hoje, existem localidades com índice de 8%.

Ou seja, de cada conjunto de 100 casas, oito estão com criadouros do mosquito transmissor da dengue, índice muito acima do 1% recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

Nos primeiros nove meses deste ano, a dengue matou 9 pessoas em Itabuna e 2 em Ilhéus. Os dois municípios registram mais de 25 mil notificações de dengue clássica. Há 263 casos de dengue hemorrágica confirmados.