Assinada concessão para implantação de fábrica de chocolate gourmet no Distrito Industrial de Ilhéus

Vice-Governador João Leão e o prefeito Jabes Ribeiro assinam termo de concenssão. foto Secom Bahia

Vice-Governador João Leão e o prefeito Jabes Ribeiro assinam termo de concessão. foto Secom Bahia

Resultado de um protocolo de intenções assinado em 2015, o vice-governador e secretário de Planejamento da Bahia, João Leão, e o superintendente da Sudic, Jairo Vaz, assinaram termo de concessão de uso remunerado de nove galpões localizados no Distrito Industrial de Ilhéus para implantação da Indústria de Chocolate da Bahia (ICB). O termo foi também assinado pelo prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, e pelo concessionário Henrique Almeida, produtor de cacau e do chocolate gourmet Sagarana, durante o 8º Festival Internacional do Cacau e Chocolate (FICC), no centro de convenções, na noite de sábado, dia 23.

O ato contou com as presenças do organizador do Festival do Chocolate e sócio do projeto da ICB, Marco Lessa, do vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Ângelo Calmon, do vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), dos vereadores Roland Lavigne e Rafael Benevides, do superintendente regional da Ceplac, Alexandre Brandão, da diretora do Sebrae, Claudiana Figueiredo, secretários municipais e outras autoridades.

A Indústria de Chocolate da Bahia (ICB) vai abrigar, de forma permanente, duas marcas regionais – Chor e Sagarana, além de ceder maquinário e pessoal para outras trinta produtoras do chocolate tipo fino. O vice-governador, João Leão, entusiasta da ideia, afirmou que esse “é o primeiro passo para transformar de vez a região no maior polo chocolateiro do Brasil”.

A unidade começa a operar em novembro deste ano e terá capacidade para produzir 12 toneladas de chocolate ao mês. Para o prefeito Jabes Ribeiro, esse é o resultado de um trabalho conjunto do Governo do Estado, Sedic, Prefeitura e produtores regionais. “Nós já temos a melhor amêndoa, a maior produção, o evento mais relevante do Brasil na área, nada mais justo que agora concentramos aqui em Ilhéus também o processamento do produto final e mais nobre dessa cadeia”, disse Jabes.

 Hoje, de acordo com o criador da marca Sagarana, Henrique Almeida, uma parte da produção chocolateira regional é feita fora de Ilhéus. “Agora, teremos um sonho realizado, que é a total verticalização da cadeia do cacau e chocolate. Vamos colher o fruto do pé, processar a amêndoa e gerar o mais puro e fino chocolate que se pode ter sem precisar terceirizar nenhuma etapa”.

Secretaria de Comunicação Social – Secom. – Ilhéus, 25.7.16

TAMO CHEGANO LÁ CUMPANHERADA!

lulanopó

Pappe Integração: edital que apoia empresas baianas de micro e pequeno porte será divulgado em Ilhéus e Itabuna

 

Banner

Banner

 

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, em parceria com a Broto Incubadora de Biotecnologia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promovem a divulgação do Edital Pappe Integração 2016 na região Sul da Bahia. Este edital destina-se ao apoio de projetos de inovação tecnológica de produtos, processos e/ou serviços, oriundos de sociedades empresariais com fins lucrativos oriundas do Estado da Bahia, desde que classificadas como microempresas e empresas de pequeno porte. No total, estão previstos um volume de R$ 21 milhões em recursos de subvenção econômica, cujos valores repassados às empresas contempladas não precisarão ser devolvidos.

Do ponto de vista estratégico, a iniciativa busca estimular o desenvolvimento de inovações no conjunto empresarial do estado da Bahia, contribuição para o fortalecimento do setor produtivo do estado, além de promover a geração de emprego e renda.

Para estimular a participação das empresas sediadas nos municípios da região Sul da Bahia, uma apresentação do edital será realizada pelo Coordenador de Competitividade Empresarial da Fapesb, Alzir Antônio Mahl, com o objetivo difundir a proposta do edital, assim como seus requisitos e o cronograma de candidatura das propostas. Espera-se com essa ação, potencializar o número de propostas qualificadas no eixo dos municípios de Ilhéus e Itabuna, de forma a contribuir com o desenvolvimento de atividades empresariais inovadoras na região.

Os projetos devem ser submetidos em áreas, como: comércio e serviço, biotecnologia, economia criativa, acessibilidade, saúde, segurança, games, dentre outras. Também poderão ser submetidas propostas de tecnologias com foco no combate ao Vírus Zika e ao mosquito Aedes Aegypti.

Em Ilhéus, o evento ocorrerá no próximo dia 26 de julho (terça-feira), às 14 horas, no auditório do Sebrae, localizado na Praça José Marcelino, Nº 100, Centro – ao lado do Bataclan. Em Itabuna, a divulgação ocorrerá no dia 27 de julho (quarta-feira), às 09h30, no auditório da Associação Comercial de Itabuna, localizado na Rua Osvaldo Cruz, nº 56, Edf. União Comercial, 9º andar.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no local.

:: LEIA MAIS »

MEC recredencia Faculdade Madre Thaís

FMT - Jonildo Gloria

FMT – Jonildo Gloria

A Faculdade Madre Thaís (FMT) foi avaliada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), para o seu processo de recredenciamento institucional. A Portaria n° 755, assinada pelo Ministro da Educação, Mendonça Filho, de 20 de julho, foi publicada na pagina 55 da edição, de nº139, do Diário Oficial da União (DOU).

“Fomos recredenciados pelo histórico de qualidade de ensino,visto pelas notas do MEC. Reflete o empenho de cada um dos professores, coordenadores da instituição,” comemorou Isidoro Gesteira, presidente da Sociedade Educacional Sul Bahiana, entidade mantenedora da FMT. Na página 58, da mesma edição do DOU, foi publicada a homologação do parecer n° 469/2015, da Câmara de Educação Superior, do Conselho Nacional de Educação, “favorável ao recredenciamento da Faculdade Madre Thaís, com sede na Avenida Itabuna, no 1.491, no município de Ilhéus,Bahia, pelo prazo de cinco anos, fixado pela Portaria Normativa no 2, de 4 de janeiro de 2016, observado o disposto no art. 4º da Lei no 10.870, de 19 de maio de 2004, bem como o art. 10, § 7º, do Decreto no 5.773, de 9 de 2006, conforme consta do processo e-MEC no 201108067.”

 “O recredenciamento significa que alcançamos ótimo desempenho, considerando-se os aspectos: ensino, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição, corpo docente e formação do egresso”, explica a diretora Acadêmica da FMT, professora/mestra Taitiana Barcelos.

A avaliação levou em conta diversos quesitos, dentre eles os ligados ao planejamento, desenvolvimento institucional, missão, políticas acadêmicas e de gestão, infraestrutura, sustentabilidade, comunicação com a sociedade, atendimento, responsabilidade social, e avaliação externa com a maioria dos cursos alcançando conceito numa escala que vai de 1 a 5. Todos resultantes de indicadores de qualidade propostos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que são utilizados pelas instituições de ensino superior (ies) para orientação da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social.

:: LEIA MAIS »

“Secretaria Itinerante” ouve demandas de comunidades escolares de Ilhéus

Secretário Municipal de Educação de Ilhéus, Paulo Moreira. Foto Gidelzo Silva Secom Ilhéus

Secretário Municipal de Educação de Ilhéus, Paulo Moreira. Foto Gidelzo Silva Secom Ilhéus

O projeto “Secretaria Itinerante”, que tem a proposta central de agilizar a solução de diversos problemas que repercutem no dia a dia da rede municipal de ensino, principalmente nas unidades interioranas, já beneficiou escolas de várias localidades da zona rural de Ilhéus.  De acordo com o secretário de Educação, Paulo Moreira, nas últimas semanas, as equipes da Seduc visitaram, entre outras, escolas situadas em Inema, Pimenteira, Aritaguá, Vila Olímpio, Couto, Banco Central e Santo Antônio.

 Ele explica que as equipes são formadas por profissionais responsáveis por áreas diversas, como a pedagógica, a de alimentação, a de transporte e a de melhorias na estrutura física. “Durante as reuniões, que acontecem no contraturno das escolas e envolvem diretores, supervisores e professores, tentamos resolver ou dar encaminhamento a todos os problemas capazes de prejudicar o bom andamento das atividades educacionais. Além de deliberar sobre inúmeras questões com maior rapidez, também evitamos que, a cada dificuldade, diretores, supervisores e professores precisem se deslocar até a Seduc, instalada na avenida Soares Lopes”, enfatiza, lembrando a distância significativa de alguns distritos, vilas e povoados para a sede do município.

Ainda segundo Moreira, a estratégia tem permitido a resolução rápida de uma série de dificuldades rotineiras, como as ligadas à carga horária de professores, à manutenção de equipamentos de informática, a problemas vinculados ao transporte e à realização de melhorias físicas. “Evidentemente que nós não realizamos, de forma direta, algumas intervenções. Diante da necessidade, por exemplo, de uma pequena reforma na unidade, realizamos o levantamento e encaminhamos o relatório para a pasta competente, que, neste caso, é a Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito”, completa.  

O titular da Seduc adianta que, para fortalecer ainda mais o Projeto “Secretaria Itinerante”, bem como o avanço da educação no município, o governo ilheense, em parceria com o Sebrae, oferecerá um curso de gestão para os diretores escolares. “A ideia é conscientizar os nossos gestores de que a escola deve ser gerida com profissionalismo”, esclarece.

Vínculo familiar – Outro projeto que vem sendo tocado pela Secretaria de Educação de Ilhéus tem o objetivo de fortalecer o vínculo das famílias com as escolas. De acordo com Paulo Moreira, a iniciativa já se encontra presente em algumas unidades localizadas na zona rural do município, como Inema, Aritaguá, Pimenteira e Sambaituba.

:: LEIA MAIS »

RINDO DEMAIS, UMA QUESTÃO DE OPÇÃO!

Deixei de ver qualquer programa humorístico na TV.

De agora até a eleição, vou divertir-me e comentar os factoides da Ilhéus comédia.

Rindo muito....

Rindo muito….

O QUE É UM OUTLET?

Outlet Sta. Catarina.

Outlet Sta. Catarina.

Outlet é a denominação para o novo mercado de vendas a retalho (varejo), no qual os produtores e industriais vendem seus produtos diretamente ao público. As lojas são abertas, tais como num shopping, e localizam-se nas saídas das grandes cidades ou regiões metropolitanas, originando-se daí o nome dessa modalidade de centro comercial. A redução dos custos de propaganda, manutenção, e mesmo os lucros das redes varejistas, possibilita a venda de marcas comerciais famosas, grifes de luxo, a preços mais acessíveis. Nos Estados Unidos, denominava-se tradicionalmente como Factory Outlet uma loja ligada a uma fábrica ou armazém na qual por vezes era permitido aos clientes assistir ao processo de produção. No uso atual, chamam-se de Outlet Store os centros de compras temáticos com lojas onde os fabricantes vendem seus produtos diretamente para o consumidor final. A invenção do Factory Outlet é muitas vezes creditada a Harold Alfond, fundador da Dexter Shoe Company.[1]

CALENDÁRIO E PRAZOS PARA AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2016.====>>> Relembrando as datas.

CRONOLOGIA

Eleições 2016

Eleições 2016

Veja abaixo as principais datas das eleições municipais de 2016:

Calendário Evento
2 de abril Prazo para o candidato estar filiado a um partido.
4 de maio Prazo para o eleitor requerer inscrição eleitoral, pedir transferência de domicílio, regularizar sua situação ou solicitar a transição para uma seção eleitoral especial (em caso de deficiência).
13 de junho Início do período para nomeação dos membros das mesas receptoras e do pessoal de apoio logístico dos locais de votação.
5 de julho Data a partir da qual os candidatos podem fazer propaganda intra partidária, visando sua nomeação à candidatura. É vetado o uso de rádio, televisão e outdoor.

20 de julho

Os partidos são autorizados a promover convenções para definir seus candidatos.

3 de agosto Prazo para o eleitor solicitar a segunda via do título de eleitor fora do seu domicílio eleitoral.

15 de agosto

Data limite para os partidos e as coligações registrarem seus candidatos.

16 de agosto Está autorizada a propaganda eleitoral. A campanha começa. :: LEIA MAIS »

COMEÇAM A SER MINIMIZADOS OS PROBLEMAS HÍDRICOS DE ILHÉUS.

Guy Valério Barros

Desde criança pequena na Rua do Café, em Ilhéus, sempre ouvia falar que a falta d’água em Ilhéus, não era pela quantidade, e sim pela distribuição. Salvo as  intempéries da natureza, que podem ocorrer em qualquer cidade.

Hoje vejo com alegria, que esses problemas começam a ser equacionados.

Ouçam a entrevista abaixo, que me dão quase que total razão.

ENTREVISTA COM REPRESENTANTES DA EMBASA 22_07_2016.mp3

SÓ NÃO ACERTO NA MEGA-SENA ACUMULADA, NA POLÍTICA QUASE SEMPRE…

Quando daqui dizíamos que pré-candidatecos de partidecos nanicos, estavam fazendo número para embarcarem em outras candidaturas, sabíamos do que estávamos falando.

Aliás, sem grande mérito, pois o filme é antigo e repetido.

Agora estamos vendo eles se achegando a uma nova aventura…

União das oposições, em sua primeira versão.

União das oposições, em sua primeira versão.

contador de visitas

Não há nenhuma enquete disponível no momento.
nao basta

Webtiva.com // webdesign da Bahia


julho 2016
D S T Q Q S S
« jun    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia