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Espírito Santo terá o maior porto privado do país

Autor: Rita Bridi | rbridi@redegazeta.com.br

Superporto será em Presidente Kennedy, em área de 20 milhões de metros quadrados

O Espírito Santo vai sediar o maior porto privado do país e um dos maiores da América Latina. É o Porto Central, um superporto de águas profundas no conceito de porto indústria que será construído em Presidente Kennedy, no Litoral Sul do Estado.

O empreendimento ocupará área de 20 milhões de metros quadrados e demandará investimento da ordem de R$ 5 bilhões. O Porto Central terá como sócios o Porto de Roterdã, que será o gestor e operador do projeto, o governo do Espírito Santo, por meio de um de seus fundos e um grupo de investidores (Polimix), Fiab Participações e Nova K.

A formalização da sociedade acontecerá na próxima terça-feira, em Vitória, com a realização de evento para a assinatura da joint venture (parceria) entre o Porto de Roterdã e os demais sócios. As obras da primeira fase de implantação do complexo portuário serão iniciadas assim que o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) emitir a licença prévia (LP), o que deverá ocorrer nos próximos 30 dias.

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Foto: Divulgação Porto poderá movimentar, por ano, um volume de carga que varia entre 50 e 150 milhões de toneladas

Segundo o diretor do Porto Central, Edwin Van Espen, no cronograma da primeira fase de implantação do porto está prevista a construção de berços para a movimentação de contêineres, para atendimento à indústria de petróleo e gás e a área para tancagem. A área de tancagem será utilizada pelas empresas para o armazenamento do óleo bruto que é extraído dos campos petrolíferos e depois transportado para as refinarias instaladas no Brasil e em outros países.

A área terá capacidade para a armazenagem de grande volume de óleo bruto. De acordo com outro diretor do Porto Central, José Salomão Fadlalah, a expectativa é que grande parte do óleo que será extraído dos campos do pré-sal seja exportado para a Ásia, principalmente para a China, que é um mercado promissor.

Embora o início da construção do Porto Central esteja previsto para os próximos meses, a implantação total do projeto é de longo prazo, entre oito e dez anos. Se fosse implantado de uma vez, geraria 4,5 mil empregos nas obras.

O diretor do Porto de Roterdã, que já está no Espírito Santo para gerenciar o projeto do Porto Central, Peter Lugthart, disse que o empreendimento de Presidente Kennedy faz parte do projeto maior do Porto de Roterdã de criar uma rede eficiente de portos no mundo inteiro.

Várias empresas de diferentes áreas que atuam no Brasil e em outras partes do mundo já manifestaram interesse em operar no Porto Central, informou o diretor Fabrício Cardoso Freitas. São, principalmente, do setor de óleo e gás, carga geral e contêineres.

A expectativa é que o projeto do superporto, que terá 25 metros de profundidade, seja um importante indutor do desenvolvimento da Região Sul do Estado. O empreendimento deverá atrair para o seu entorno uma grande rede de fornecedores de serviços e bens, impactando positivamente o desenvolvimento da região. Um dos setores que terá muita demanda é o metalmecânico.

Saiba mais

Inovador
O Porto Central, complexo portuário que será implantado no litoral de Presidente Kennedy, no conceito de porto industrial, é um empreendimento inovador.

Maior
Com área de 20 milhões de metros quadrados e 5 km de canal de acesso, será o maior porto privado do país e um dos maiores da América Latina.

Berços
Na primeira fase do projeto, com previsão de início de operação em 2017, serão construídos 15 berços para a movimentação de cargas diversas. Mas, dependendo do tamanho das embarcações que atracarão no porto, nos próximos anos o complexo portuário poderá ter até 60 berços.

Volume
Dependendo do tipo de carga que será embarcada e desembarcada, o porto poderá movimentar, por ano, um volume entre 50 e 150 milhões de toneladas.

Interesse
Empresas de grande porte que atuam no Brasil e em outros países já manifestaram interesse em operar no Porto Central. Óleo e gás, carga geral e contêineres são as áreas que reúnem maior número de interessados.

Parceria
Na próxima terça-feira será formalizada a parceria do Porto de Roterdã com a TPK, que são os sócios majoritários do empreendimento.

OS MOTO-TAXISTAS VÃO SER REGULAMENTADOS.

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Dentre as muitas propagandas ufanistas, no inicio do governo municipal, pesquei esta.

Foi anunciado em sites que a 13ª Ciretran vai propor a regulamentação dos motos-taxistas.

Tudo bem, resta saber se vai haver alguma padronização ou vai ser a ‘migué’?

O VENENO DA NOITE!

sonsopsiu

Ambientalista e cobra banguela, são a mesma coisa.

Nem morde e nem pica…

CEPLAC EM PÉ DE GUERRA, SEGUNDO A MALHA FINA DO JORNAL A REGIÃO.

Em pé de guerradespejo

O pessoal daquele departamento chamado Ceplac está tiririca da vida. Além de ser enganado, a cada dois anos, com promessas de voltar a ter alguma relevância, desta vez o pessoal de extensão pode ser despejado pela turma da UFSB.

Despejo já

Segundo uma fonte ceplaqueana, a UFSB quer despejar o Centro de Extensão (Cenex) até 31 de janeiro, para instalar no prédio sua reitoria que, por sua vez, corre o risco de ser despejada de Ferradas por não pagar o aluguel há meses.

Tudo acertado

Dizem que o diretor Juvenal Maistarde já aceitou a demanda de Naomar Almeida, reitor da UFSB. “Não consultaram ninguém, nem conversaram com os servidores. Querem despejar um departamento com 50 anos de serviços”.

Perdidões

A turma do cacau, que vive em guerra constante com ela mesma, acaba criando vários grupos na internet, porque todos querem ser liderança. Estão sem rumo, sem mato e sem cachorro com Juvenal Maynart na Ceplac. naomar-juvenal

Aqui tem chefe

Juvenal diz que vai ditar o programa de recuperação do cacau, não vai engolir “esse povo que já nasce velho”, e que dentro da Ceplac vai passar o rolo compressor na oposição. Jackson Moreira, do PT, chefia o setor de perseguição.

PENSE NUMA ‘MISERA’, NA BAHIA ACONTECE…

Na pequena cidade de Una, aconteceu um incêndio no cemitério.

Já estão pensando em fazer uma sessão ‘espirita’, para ouvir as testemunhas…

Foto ilustrativa colhida no Google.

Foto ilustrativa colhida no Google.

A RECUPERAÇÃO DA REPRESA DO IGUAPE ===>>> 05-11-2016

Segundo fomos informados, faltam apenas 70 centímetros para que seja atingido o nível normal da represa.

As boas notícias são difíceis de serem publicadas. Mas cessando o mimimi dos doutores da falta d’água, já é um bom indicativo.

Foto ilustrativa colhida no Google

Foto ilustrativa colhida no Google

Porto de Ilhéus terá dragagem para 12 metros

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É prioridade da Codeba a dragagem de aprofundamento, além da revitalização da estrutura portuária, visando tornar o porto mais competitivo

7011A notícia de que o Porto de Ilhéus está inserido no Plano Nacional de Dragagem (PND2) foi confirmado esta semana por Domenico Accetta, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias – INPH, unidade de pesquisa da Secretaria de Políticas Portuárias do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Ele visitou esta semana o porto e os diretores da Companhia, para já iniciar os estudos e projetos de engenharia para a dragagem de 12 metros.

Segundo o diretor do INPH, dos três portos públicos baianos, o de Ilhéus deve receber mais intervenções do PND. “A partir desse ano se iniciam os estudos, obtenção das licenças junto aos órgãos, até a formação do processo licitatório”. Domenico estima que o Porto de Ilhéus já deve iniciar as obras de dragagem em outubro de 2018.

No PDN2 dez portos públicos já estão em estudo desde dezembro do ano passado, com conclusão prevista para daqui a um ano e meio. Domenico acredita que o PND resolverá os principais entraves dos portos públicos do país, no que se refere a melhoria do acesso aquaviário. “Só pra termos uma ideia, o Porto de Santos tem assoreamento de 6 milhões de metros púbicos por ano, e, se não for feita nenhuma intervenção, o porto fica restrito. Além disso, o Plano permite que os portos atendam a navios de portes maiores”, declarou.

“O Porto de Ilhéus, nos últimos 20 anos, só realizou dragagens de manutenção e, atualmente, os navios estão entrando e saindo com dificuldade porque o profundidade é em torno de nove metros. Então, é prioridade da Codeba a dragagem de aprofundamento, além da revitalização da estrutura portuária, visando tornar o porto mais competitivo”, destacou o presidente da Codeba, Pedro Dantas.

O Porto de Ilhéus além de apresentar uma boa estrutura de atracação e operação portuária, tem uma posição estratégica para atendimento da demanda, das regiões sul e oeste do estado, bem como norte de Minas Gerais. Os investimentos promoverão a retomada nas exportações de minério de ferro, das operações de trigo em grãos. “O porto possui condições para receber uma variedade de carga de projeto, graneis sólidos e carga geral, e manter sua movimentação apesar da sazonalidade ou da variação de demanda de alguma mercadoria”, ressaltou Dantas.

Fonte: Ascom – Codeba

Baianão 2017 terá Controle de Dopagem

Por Comunicação – FBF, 19 de Jan 2017 – 16h42

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Assim como nas principais competições do futebol brasileiro e mundial, o Baianão 2017 terá Controle de Dopagem. Os últimos detalhes para a aplicação dos testes foram definidos em uma reunião na Federação Bahiana de Futebol (FBF), nesta quinta-feira (19).
 
Participaram do encontro o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, o vice-presidente, Ricardo de Lima, e membros da Comissão de Controle de Doping da CBF, representada pelos Drs. Renato Deeke, Josias Ribeiro e Petronilo, ambos da equipe do Dr. Fernando Solera.
 
No local, ficou decidido que os exames antidopings serão realizados em todas as rodadas da Serie A do Baianão. O objetivo da FBF é que todos os 11 clubes tenham atletas submetidos ao exame.

O primeiro teste já será aplicado na rodada de abertura do estadual, marcada para o dia 29 de janeiro. Uma partida será indicada para ter o exame na primeira rodada.

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Para orientar e ajudar os clubes e atletas, a FBF, até o início do campeonato, disponibilizará no seu site oficial um link fixo, padronizado com a CBF e a FIFA, com todas as informações sobre o Controle de Dopagem. Nele estarão documentos como Código Mundial Antidoping, Regulamento Antidoping da FIFA, Regulamento de Controle de Dopagem e Lista de Medicamentos Proibidos.  

ESPAÇO DO LEITOR – CONCURSO DA PREFEITURA DE ILHÉUS.

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Prezados,

Nós representamos a Comissão de Aprovados do Concurso Público de Ilhéus – Edital n° 01/2016

Após meticulosa análise do quadro de servidores da Prefeitura Municipal de Ilhéus, resta evidente que existem graves irregularidades.

Atualmente existem 842 servidores trabalhando irregularmente, ou seja, sem que tenham prestado concurso público, sendo que 304 aprovados no último concurso estão esperando a convocação.

O mais absurdo, no entanto, é que o gasto mensal para manter os 842 servidores irregulares é de R$ 1.278.589,12, quando o gasto mensal para convocar os aprovados seria de apenas R$ 666.683,23.

Ou seja, a convocação dos aprovados, além de cumprir o que determina a lei, representaria uma redução de R$ 611.905,89, o que representa uma redução de 52,14% no gasto com pessoal.

Para se ter ideia, existem 242 servidores que ocupam o cargo de Técnico/auxiliar, 298 Professores, 131 Merendeiras, 32 Técnicos em enfermagem, 28 Enfermeiros, 25 Assistentes Sociais, 23 Psicólogos, dentre diversos cargos. A questão é que existem aprovados para todos esses cargos que estão aguardando a convocação.

É importante lembrar que ainda no ano de 2012 a Prefeitura assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que foi homologado pela Justiça do Trabalho, no qual se obrigava a demitir todos os servidores contratados sem concurso público.

Já faz 20 dias que o novo governo assumiu a até agora esses servidores irregulares continuam trabalhando e, mais grave ainda, não há expectativa para convocar os aprovados que estão esperando.

Vai anexo ao presente e-mail um relatório formulado pela Comissão dos Aprovados, com dados fornecidos pelo Tribunal de Contas dos Municípios e pelo Portal de Transparência da Prefeitura de Ilhéus, onde todos os cargos foram analisados individualmente e, como dito, 842 servidores irregulares foram constatados.

Esse documento já foi enviado para o Ministério Público Estadual e para o Ministério Público do Trabalho, que se comprometeram em ajuizar uma Ação Civil Pública ainda esse mês.

Tenho certeza que esse blog cumprirá sua tradição de honra e retidão e denunciará essas absurdas irregularidades.

Agradecemos o apoio!

Atenciosamente,

Comissão dos Aprovados do Concurso Público de Ilhéus – Edital 01/2016

Prefeitura de Ilhéus disponibiliza guia na internet para pagamento da TFF

Prefeitura de Ilhéus disponibiliza guia na internet para pagamento da TFF -Secom-Ilhéus

Prefeitura de Ilhéus disponibiliza guia na internet para pagamento da TFF -Secom-Ilhéus

A cada início de ano, empresas, indústrias e prestadores de serviços, devem recolher a Taxa de Fiscalização do Funcionamento (TFF), o conhecido alvará. Para dinamizar a arrecadação da taxa, por parte das pessoas jurídicas e físicas, a Prefeitura de Ilhéus já disponibilizou no portal oficial do município, www.ilheus.ba.gov.br, o download para impressão do Documento de Arrecadação Municipal (DAM). O prazo de vencimento para pagamento da taxa vence no dia 17 de fevereiro.

O gerente de Administração Tributária da Secretaria da Fazenda, Adriano Sales Soares, avisa que o documento para pagamento do alvará de funcionamento pode ser obtido também no setor de Tributos do Município, que funciona no térreo do Palácio Paranaguá, situado na praça J.J. Seabra, centro da cidade. Ele explica que o alvará de funcionamento é a licença que o Poder Público concede para a localização e o funcionamento de estabelecimentos comerciais, industriais e agrícolas, prestadores de serviços, sociedades, instituições e associações de qualquer natureza, vinculadas a pessoas físicas ou jurídicas.

 “Vale ressaltar que com a aprovação do Código Tributário Municipal, em dezembro de 2014, cerca de seis mil microempreendedores (MEIs) de Ilhéus ficaram isentos do pagamento do alvará”, lembra Adriano.  O gerente de Administração Tributária ressalta que “quem quiser antecipar o pagamento da taxa pode retirar, via internet, a guia de pagamento e comparecer ao setor de tributos a fim de obter o alvará de fiscalização e funcionamento, após sua quitação”. E acrescenta que o pagamento pode ser feito em cota única ou em três parcelas mensais consecutivas.

Secretaria de Comunicação Social –Secom – 20.01.2017

VOLTANDO O MIMIMI DA FALTA D’ÁGUA!

Parece até uma orquestração, com a mesma partitura  e os mesmos músicos.

Se chover um pouquinho, voltam a ficar quietinhos

chover

COLO-COLO E CVL ALPHA SPORTS – ASSISTÊNCIA TOTAL AOS ATLETAS.

cvlapoiototal

Informações sobre decretação de emergência na Saúde

CMSI

Informações sobre decretação de emergência na Saúde

O Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Ilhéus (CMSI), que é órgão de natureza permanente, de caráter deliberativo, normatizador, consultivo e fiscalizador, criado por lei, tem por finalidade atuar na formulação e controle da política municipal de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, nas estratégias e na promoção do processo de controle social em toda sua amplitude, no âmbito dos setores público e privado conveniado ao SUS, tendo nesse sentido a responsabilidade de, em consonância com as políticas Estadual e Federal para o setor, implementar o Sistema único de Saúde- SUS no município; após longas considerações, solicitou ao Chefe do Poder Executivo Municipal, a saber:

1- Cópia do relatório final da Comissão de transição de Governo;

2- Cópia das atas das reuniões, nas quais foram solicitados aditivos de contratos imprescindíveis à continuidade do regular funcionamento da Secretaria Municipal de Saúde;

3- A justificativa da declaração de emergência em cada caso, a fim de justificar a dispensa da licitação;

4- Cópia integral do administrativo no 531/2017;

5- Parecer técnico-jurídico da Procuradoria Geral do Município, quanto à pertinência de se estar decretando tal situação de emergência;

6- Caso reste justificada a decretação de emergência, que se proceda à abertura de sindicância investigativa para apuração das causas da falha administrativa, devendo o eventual responsável responder pela incúria, observados o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa;

7- Que informe ao Conselho Municipal de Saúde, o porquê desta instância deliberativa do Sistema Único de Saúde (SUS), não ter sido notificada dos fatos que poderiam ensejar a decretação de emergência e, as consequentes contratações sem licitação;

8- Cópia integral do relatório confeccionado pela comissão instituída pela PORTARIA Nº 006/ 2017, a qual fora expedida pela Secretária Municipal de Saúde.

O referido ofício foi enviado com cópia a:

                   – Procuradoria Geral do Município;

                   – Promotoria Estadual de Saúde;

                   – Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa;

                   – Ministério Público Federal.

CLIQUE EM: Solicitação de informações sobre decretação de emergência na Saúde e, tenha acesso ao inteiro teor do ofício.

Prefeitura de Ilhéus adota novos horários para coleta diária de lixo domiciliar

 O novo plano de ação se estende às ruas centrais e em todos os bairros.

Com a finalidade de dar mais eficiência ao serviço de coleta diária do lixo domiciliar na cidade de Ilhéus, a Prefeitura, através da Secretaria de Serviços Urbanos e a empresa Solar Ambiental, que faz a coleta, adotam um novo roteiro de trabalho que altera alguns horários de passagem dos caminhões-compactadores de lixo. De acordo com as novas diretrizes, a estratégia é concentrar o serviço de coleta durante o dia, dividindo-o em turnos, pela manhã e à tarde.

Conforme o novo planejamento divulgado pela empresa, na parte da manhã, a coleta diária de lixo domiciliar será feita nos bairros Iguape, Teotônio Villela, Banco da Vitória, Salobrinho, Nelson Costa, Hernani Sá (Urbis), Nossa Senhora da Vitória, Rodovia Ilhéus-Olivença até o Cururupe, e litoral norte, até o Sargi. O diretor da Solar Ambiental, Antônio Cavalcante, afirmou que os cidadãos devem ficar atentos para os horários de passagem dos caminhões como forma de contribuir com a limpeza da cidade.

No turno da tarde a coleta de lixo inclui a zona central de Ilhéus e também os bairros da Conquista, Malhado, Esperança, Pontal, São Francisco, Jardim Atlântico e Olivença. Por sua vez, o secretário de Comunicação Social, Alcides Kruschewsky, informa que está sendo elaborada uma campanha para promover a Operação Cidade Limpa, a qual inclui um folheto contendo com campanha educativa, além de orientação sobre os novos horários da coleta do lixo, para serem distribuídos nas redes pública e privada de ensino do município e à população em geral.

Secretaria de Comunicação Social – SECOM – 19.01.2017

BOCA DE LACRAIA ESCUTOU E NÃO SE CALOU!

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Disse-me a peçonhenta, que dormitava em uma fresta do buraco de uma mesa, não me contou onde.

E escutou que:

Um certo Secretário de Administração, induziu um neófito Prefeito a decretar Calamidade na Saúde, de um certo município.

Isso feito à revelia  da Secretária da Pasta, que se retou e caiu fora.

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nao basta

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